Uma viagem por Gaia nos beats de dB


4400 OG é uma visita guiada pela margem sul do Rio Douro, dirigida por dB. Beatmaker, conhecido pelo seu trabalho a solo e por algumas colaborações marcantes como “Cara de Chewbacca” (com PZ) ou o projecto Corona, revela-se a pessoa indicada para nos conduzir por todos os recantos, sem medo de nos mostrar nem mesmo o mais chocante.

Os anos de vivência em Gaia resultam num álbum com um espírito muito coeso, apesar das sonoridades muito diversas, onde registos de áudio se fundem com a produção musical de dB tanto em seu complemento como em contraste. A frieza dos recortes e a vulgaridade de alguns deles tornam o álbum íntimo e fazem-nos sentir parte desta cidade. Com uma montagem quase vertiginosa de recortes da CMTV, catch phrases de vídeos virais de YouTube e ambientes sonoros delicados, dB oferece-nos uma perspectiva única sobre realidades próximas, a que raramente nos dispomos.

Com uma vertente experimental forte, visível até no número de faixas e na duração de cada uma, 4400 OG – o quarto trabalho de dB, editado esta quarta-feira – transpira o espírito DIY a que os mestres da produção de hip hop, e mais especificamente do sampling, nos habituaram. Tanto nos faz lembrar Sam the Kid pela proximidade, como nomes mais distantes como Madlib ou J Dilla. A influência do boom bap está sempre presente mesmo nas mais ousadas experiências sonoras.

O single “150 mL” é o tónico certo para um álbum repleto de sentido do quotidiano e vem acompanhado de um vídeo que reforça toda a sua simbologia.

4400 OG é o primeiro trabalho do produtor de Gaia com a assinatura da Biruta Records, e pode ser ouvido em streaming gratuito no YouTubeSoundCloud, Bandcamp e, claro, Spotify. Estão disponíveis edições físicas em CD (limitada a 100 unidades) e em cassete (limitada a 30 unidades), com oferta de um porta-chaves – a encomenda pode ser feita através do Bandcamp ou do e-mail birutarecords@gmail.com.

db4400og_02