Vários feeds no Facebook? Ideia está a ser testada novamente


Lembras-te quando em 2013 o Facebook apresentou um novo conceito de News Feed em que este se desmultiplicava em vários feeds temáticos, como fotos, música ou amigos? A ideia não pegou na altura, mas a empresa de Mark Zuckerberg está a testá-la novamente.

O internauta Jason Stein partilhou no Twitter um conjunto de screenshots da app do Facebook para iOS nos quais vemos outros feeds para além do tradicional News Feed. São feeds temáticos, como “Style”, “Travel” e “Headlines”, que agrupam posts de amigos, páginas e pessoas que seguimos relacionados com determinado tópico. Mudar de um feed para o outro está apenas à distância de um swipe.

Se, por um lado, esta nova lógica de vários feeds faz lembrar a tentativa de 2013, por outro, não é mais que a tradução do Paper para a app principal do Facebook. Lançado em 2014 para iOS, o Paper organiza os posts em vários feeds temáticos, que o utilizador pode activar.

“As pessoas disseram-se que gostaria de ter novas formas de ver e conversar no Facebook em torno de histórias de tópicos específicos que lhes interessam”, disse um porta-voz do Facebook ao The Verge. “Por isso, estamos a testar feeds as pessoas verem histórias diferentes de pessoas e páginas com base em temas.”

Uma vantagem bastante clara deste tipo de divisão é a possibilidade de maior retorno na publicidade exibida em cada categoria. Afinal de contas, se aparecer ao utilizador um anúncio no meio de outros posts do mesmo tema, é mais provável que ele vá interagir de alguma forma com esse anúncio. Outra coisa que pode ser positiva é que posts de amigos que antes não apareciam no News Feed poderão ser exibidos nestas outras secções.