Windows 10 activo em 200 milhões de dispositivos


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Microsoft arrancou o ano novo com o anúncio de que existem, em todo o mundo, mais de 200 milhões de equipamentos activos com Windows 10, o novo sistema operativo da empresa lançado antes do Verão passado. O objectivo é chegar à marca dos mil milhões.

A adopção do Windows 10 está a ser feita a um ritmo bem mais acelerado que o das duas versões anteriores, o Windows 7 e o Windows 8. Na verdade, foi em Outubro que a Microsoft anunciou que o novo sistema estava em 110 milhões de dispositivos. Segundo a empresa, a última Black Friday a ter dado um “empurrãozinho”: 40% dos novos dispositivos foram activados depois do louco 27 de Novembro.

Conforme nota o The Next Web, há mais equipamentos Windows 10 que iPads activos (até Janeiro de 2015 foram vendidos 250 unidades do tablet da Apple; não se sabe quantos continuam activos). É normal que a Microsoft alcance números bem maiores, dado que o Windows 10 pode ser instalado em praticamente qualquer PC/tablet, mas também em telemóveis Lumia, consolas Xbox.

A Microsoft revelou outras métricas. Por exemplo, que em Dezembro os utilizadores passaram 11 mil milhões de horas com o Windows 10, a melhor média registada. Por outro lado, a Cortana respondeu a 2,5 mil milhões de perguntas; 82 mil milhões de fotos foram vistas na nova app Photos; 6,6 milhões de horas de títulos da Xbox One foram jogados em streaming em PCs Windows 10.

O Windows 10 parece estar a convencer os utilizadores que ou ficaram presos ao Windows 7, depois do fiasco que foi o Windows 8. A divulgação destes dados pela Microsoft é também parte da estratégia desta de convencer mais pessoas a actualizar o sistema operativo, aproveitando o primeiro ano gratuito.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!