A Microsoft comprou o “mágico” teclado SwiftKey


Ao longo dos últimos meses, a Microsoft tem comprado algumas das melhores apps móveis. Primeiro foi a app de e-mail Acompli, que mais tarde transformou no cliente móvel do Outlook. Depois o o calendário Sunrise e também o gestor de tarefas Wunderlist. Agora foi a vez do SwiftKey, um dos mais populares teclados tanto para Android como para iOS.

A equipa que desenvolve o SwiftKey vai juntar-se à da Microsoft, sendo que a empresa prevê continuar a desenvolver o teclado para Android e iOS. O SwiftKey ganhou popularidade pela funcionalidade de escrita rápida, em que basta passar o dedo por cima das letras das palavras e frases que queremos escrever e elas aparecem escritas quase que por magia. Mas o SwiftKey é, por si só, uma alternativa aos teclados padrão do Android e iOS. Para além da personalização com cores e temas, o SwiftKey procura advinhar a próxima palavra ou emoji que vamos digitar e não fica confuso quando, a meio de uma mensagem, mudamos de língua – permite-nos escrever em 3 idiomas diferentes em simultâneo.

A Microsoft comprou a empresa por detrás do SwiftKey por 250 milhões de dólares, segundo o Financial Times. A inteligência artificial por detrás da app, que faz com que ela advinhe palavras e emojis, terá sido um dos pontos que entusiasmou a empresa de Redmond.

Com a compra do SwiftKey, a Microsoft passa a ter um teclado para Android e iOS. Contudo, não é o primeiro teclado da empresa. A Microsoft desenvolveu o Word Flow no seu sistema operativo Windows Phone e está a adaptá-lo para iOS. É possível que a empresa venha a juntar o SwiftKey e o Word Flow num só teclado, disponível multi-plataforma (Windows, Android e iOS).