As propostas da Sony para que “deixemos de olhar para baixo”


Tal como outras feiras do outro lado do oceano, a MWC costuma ter tanto produtos que estão prontos para ser lançados no dia seguinte como protótipos que nos mostram um pouco como vai ser o futuro da tecnologia. Esta manhã, a Sony mostrou algo mais do que três smartphones e apresentou também novos wearables e produtos para uma vida a “olhar menos para baixo”. Tudo sem necessidade de cabos ou grandes complicações.

Xperia Eye, Xperia Projector e Xperia Agent. São estes os nomes dos três conceitos que a marca japonesa mostrou na maior feira de tecnologia da Europa e que deixaram os jornalistas intrigados em relação às suas funcionalidades. A Sony mostrou também o Xperia Ear, uma espécie de telemóvel na forma de auscultadores que vai chegar ao mercado este Verão.

Foi dito que, hoje em dia, estamos mais ligados do que nunca, mas também mais afastados devido ao quanto estamos constantemente agarrados aos ecrãs de tablets, smartphones ou computadores. Mas vamos por partes.

Xperia Ear

Os próprios nomes desvendam um pouco aquilo que os produtos conseguem fazer. O Xperia Ear é talvez o mais interessante e pode até ser integrado na categoria de wearable, já que funciona como uma espécie de auricular Bluetooth (também com hipótese de ligação por NFC) com um assistente pessoal integrado.

xperiaconceitosmwc16_02

xperiaconceitosmwc16_03

Em vez de olhares para um smartwatch ou smartphone para procurar por indicações ou ver o próximo compromisso na agenda, terá “alguém” que te diz tudo isso ao ouvido. Podes também ditar mensagens de texto ou dizer coisas como “leva-me para a Torre de Belém, vou a pé”, e ter as indicações numa questão de segundos.

Xperia Eye

Captar os momentos mais marcantes da nossa vida é algo que todos gostamos de fazer, mas é chato ter de estar constantemente a dizer coisas como “agora vamos tirar um foto” ou “faz lá isso outra vez”. É aqui que a Xperia Eye entra.

xperiaconceitosmwc16_04

Este é um produto de tamanho reduzido que tem uma lente de 360 graus e que se pode prender na camisola, num manípulo ou num capacete e deixar que ela faça o seu trabalho.

É como uma action cam, mas mais leve do que possíveis concorrentes como a GoPro e com a opção de controlo por comandos de voz e deteção automática da cara. Pode ate tirar fotografias totalmente sozinha quando achar que o momento é o mais apropriado.

xperiaconceitosmwc16_05

xperiaconceitosmwc16_06

Xperia Projector

Já todos vimos conceitos de smart windows ou painéis gigantes que nos dão as informações logo pela manhã, mas o Xperia Projector não requer uma instalação tão avançada. Trata-se apenas de um projetor que exibe imagens numa parede ou numa mesa.

xperiaconceitosmwc16_07

xperiaconceitosmwc16_08

Podes interagir com essas informações com a ponta do teu dedo e ver mensagens de texto ou fotografias, ainda que as imagens exibidas não sejam as mais brilhantes que já vimos, bem como a experiência da superfície tátil. Importa notar, no entanto, que se trata apenas de um conceito.

xperiaconceitosmwc16_09

xperiaconceitosmwc16_10

Xperia Agent

Conheces o JIBO? Trata-se de um equipamento que fica em cima de uma mesa em tua casa e que fala literalmente contigo, funcionando acima de tudo como um assistente pessoal.

O design do Xperia Agent pode levar a crer que se trata de um produto semelhante, mas não é bem assim. Em vez disso, esta é uma espécie de central de operações da tua casa: liga-te as luzes, saúda-te quando chegas e tem um ecrã tátil onde podem ser ativadas mais funções.

Tudo isto estará dependente dos equipamentos que terás posteriormente em tua casa, como o Nest, e a integração que o Agent poderá ter com eles.

xperiaconceitosmwc16_11

Tirando o Xperia Ear, tudo o resto são protótipos. Não há data de chegada aos mercados, preços ou até especificações mais detalhadas. Trata-se de um visão rápida daquilo que a Sony anda a preparar e aquilo com que poderemos contar num futuro próximo. Resta aguardar e esperar que estes produtos cheguem para trazer algo de novo ao mercado.

mwc16banner