Eis os equipamentos da nova “Galáxia”


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Estão apresentados os novos meninos bonitos da Samsung. A empresa coreana agendou uma vez mais uma conferência para Barcelona naquele que pode ser chamado o dia zero da Mobile World Congress e mostrou ao mundo os novos Samsung Galaxy S7 e S7 Edge, confirmando praticamente todos os rumores que apareceram na internet nos últimos dias.

Depois da Huawei e da LG, no início desta tarde, foi em plena Centre de Convencions Internacional de Barcelona que a Samsung apresentou os seus novos topo-de-gama. Tal como muitos “leaks” apontavam, o design não sofreu grandes alterações, mas o especial destaque vai mesmo para o S7 e o seu vidro curvo – um pouco à semelhança do S6 Edge mas sem a curvatura acompanhada pelo ecrã. Por baixo continuam a estar os botões capacitivos e o botão “Home” com o sensor biométrico.

As diferenças

Por falar em ecrã, do Galaxy S7 mantém as 5.1 polegadas do seu antecessor, mas já o S7 Edge ficou um pouco mais alto e chega às 5.5 polegadas, acabando por facilitar o acesso aos cantos do ecrã precisamente pelo facto de ter o ecrã curvo. Tanto um como o outro contam com a tecnologia QHD Super AMOLED e a resolução de 2560×1440 pixels.

galaxys7mwc16_02

Quanto ao resto das diferenças entre os dois produtos, o S7 Edge recebeu um melhoramento considerável na bateria graças também ao seu aumento de tamanho: de 2600 mAh (do S6 Edge) para uns consideráveis 3600 mAh (para termos de comparação, o iPhone 6S Plus tem 2750 mAh).

Já o S7 passa dos 2550 mAh para os 3000 mAh e, na apresentação, foi dito que podes assistir a uma temporada inteira de Game of Thrones com apenas um carregamento. Ambos os equipamentos suportam o carregamento sem fios.

As semelhanças

Da frente do equipamento para trás, uma das grandes críticas aos telemóveis de hoje em dia, S6 e S6 Edge incluídos, acaba de ser em parte corrigida: a saliência da câmara. O design dos equipamentos apresentados hoje resolve em grande parte esse problema e dará mais confiança aos seus utilizadores quando chegar a altura de pousá-los numa superfície lisa.

galaxys7mwc16_03

A resolução das câmaras dos S7/S7E é de 12 megapíxeis e tem uma abertura de f/1.7, o que acaba pode deixar na dúvidas muitas pessoas que olham para os 16 megapíxeis do S6 mas é também a prova de que os megapíxeis não são tudo. Os píxeis são maiores (1.4 micron-píxeis) e portanto as fotos em ambiente noturno ficam consideravelmente melhores. Na frente, o sensor é de cinco megapíxeis.

galaxys7mwc16_04

De resto, tanto um como o outro vêm equipados com um processador octa-core com quatro chips de alta perfomance (a 2,3 GHz) e quatro chips de eficiência energética (a 1,6 GHz) da Snapdragon ou da Exynos, 4 GB de memória RAM e 32 GB de memória interna, com a grande novidade aqui: suportam cartões microSD até 200 GB. A nova GPU melhora a prestação do equipamento em 64% em comparação ao Galaxy S6.

O sistema operativo e todas as funcionalidades

Como não podia deixar de ser, o Android 6.0.1 Marshmallow com Touchwiz vem instalado de fábrica e tanto o S7 como o S7 Edge são resistentes  à água com certificação IP68, ou seja, não são apenas a salpicos mas sim a verdadeiros “mergulhos”.

galaxys7mwc16_05

Como é normal nos sistemas operativos da marca, existem funcionalidades extra que poderão ser agradáveis ao consumidor como é o caso daquela que vês no vídeo em baixo, em que o smartphone deteta números desconhecidos e até mesmo possivelmente maliciosos:

À semelhança do que apresentou a LG esta tarde, os ecrãs trazem também a tecnologia Always-On Display, que mostra as notificações e as horas com um consumo mínimo de bateria e evita que as pessoas consultem os seus smartphones 150 vezes por dia, o que acontece com o utilizador comum. A funcionalidade é ativada passando a mão por cima do equipamento, à semelhança do que já acontecia com outros equipamentos.

Costumas jogar muito, agora o S7 e S7 Edge tem um gestor de tarefas rápido a que podes aceder sem teres de passar o jogo. Podes gravar o ecrã, minimizar a app ou “pedir” para não ser incomodado enquanto passas aquele nível complicado do Candy Crush.

galaxys7mwc16_06

Para o Edge, a Samsung apresentou melhorias que trazem vantagens ao ecrã curvo, especialmente nas altura em que o utilizador está apenas a utilizar uma só mão. Podes passar o dedo para consultar o calendário, aceder a aplicações ou aos teus contactos favoritos.

galaxys7mwc16_07

Desmentido foi o rumor de que o USB-C seria uma hipótese para a Samsung, já que a entrada microUSB continua a existir na parte inferior. Os equipamentos chegam ao mercado português no dia 11 de Março, mas uma pré-encomenda, que vai de amanhã (22 de fevereiro) até ao dia 10 de Março, inclui também uns óculos Samsung Gear VR como prenda. Serão estes números o suficiente para a Samsung dominar o mercado Android durante mais um ano?

galaxys7mwc16_08

galaxys7mwc16_09

galaxys7mwc16_10

galaxys7mwc16_11

mwc16banner

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!