Foram encontrados poemas inéditos de J.R.R. Tolkien escritos em 1936


J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, duas obras literárias que se tornaram em trilogias de sucesso no grande ecrã, escreveu dois poemas, nunca antes vistos, publicados para o jornal escolar “Our Lady’s School” em Abingdon, Oxfordshire.

“The Shadow Man” e “Noel” são os nomes dos dois poemas encontrados numa cópia desse mesmo jornal. Foram publicados em 1936, cerca de um ano antes do lançamento da obra “O Hobbit”, altura em que Tolkien leccionava anglo-saxónico na universidade de Oxford.

“The Shadow Man” é uma versão inicial de um poema incluído na colectânea “As Aventuras de Tom Bombadil”. O livro é constituído por um conjunto de poemas sobre os contos de fadas da Terra-Média, sendo que os restantes abordam a personagem que dá o nome à colectânea, que é mais conhecida pelo seu encontro com Frodo Baggins, no primeiro volume da saga de “O Senhor dos Anéis”, “A Irmandade do Anel”. “Noel” é um poema natalício que faz referência Maria, mãe de Jesus.

tolkienannualcover

A existência destes dois poemas foi confirmada depois do académico Wayne G. Hammond, americano que tem estudado a obra e vida de Tolkien, ter entrado em contacto com a escola.

Hammond sabia da suposta existência dos poemas, através das notas de um bilhete escrito por Tolkien, que dizia que os mesmos apareciam numa revista chamada Abingdon Chronicle, que, na verdade, era o jornal escolar “Our Lady’s School”.

De acordo com o reitor da escola, Stephen Oliver, a cópia deste jornal e os respectivos poemas que Hammond procurava, foram encontrados quando a escola estava a preparar um evento para antigos estudantes.

A escola pretende exibir em breve os poemas numa exposição que refletirá a história da instituição.

Texto de: André Calado
Editado por: Rita Pinto