Google Cardboard: Quando um pedaço de cartão é o grande líder da realidade virtual


 

Não é grande surpresa, mas o Google Cardboard é actualmente o headset de realidade virtual mais vendido do mercado, tendo já sido exportados mais de cinco milhões de unidades em um ano e meio. Contudo, a Google pretende juntar-se à “liga dos grandes” no que toca a equipamentos e produzir um concorrente do Samsung Gear VR.

Cerca de 15 dólares chegam para ter um primeiro contacto com a realidade virtual através de um produto que é feito de cartão e que tem duas lentes. A experiência fica em grande parte dependente da qualidade do smartphone utilizado e da própria qualidade do vídeo, mas isso é algo que não vai acontecer no novo hardware da Google no campo da realidade virtual.

Fontes do Financial Times dizem que os óculos da gigante das buscas seriam de plástico, suportariam mais smartphones do que o Gear VR e contariam também com melhores lentes e mais sensores. Estes dois últimos dados são importantes se a Google pretender de facto uma maior abrangência de smartphones, já que a pequena linha de smartphones suportados pelo Gear VR dá-lhe também um maior controlo na qualidade de visualização (tal como, por exemplo, a Apple sabe como se vai comportar o iOS em todos os equipamentos disponíveis).

Rumores não passam disso mesmo, mas o The Verge realça que a Google I/O, a acontecer em Maio, poderá ser um excelente palco para a Google apresentar ao mundo o seu novo headset de realidade virtual bem como um sistema operativo totalmente dedicado, algo que já tem vindo a ser falado pelo The Wall Street Journal desde março do ano passado.

Para além dos cinco milhões de equipamentos vendidos, a Google Play registou 25 milhões de downloads de aplicações dedicadas ao Cardboard. A Google contabilizou também 750 mil fotografias tiradas com a app do Cardboard e 350 mil horas de vídeo assistidas em realidade virtual no YouTube.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.