Há 4 novas confirmações para o Vodafone Paredes de Coura 2016


O electro-pop de Chvrches e o indie folk de The Tallest Man on Earth juntam-se à veterana do R&B Sharon Jones e ao prodigioso Ryley Walker no cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2016, que decorre de 17 a 20 de Agosto. Anunciados já estavam os LCD Soundsystem, os Unknown Mortal Orchestra, os Sleaford Mods e os The Bohicas.

Quando o trio de Glasgow, Chvrches, editou o álbum de estreia, em 2013, poucos sabiam o seu nome, mas muito mudou nos últimos anos. Depois de mais de 500 mil álbuns vendidos, de esgotarem concertos por todo o mundo e de conquistarem o sucesso entre o público e a crítica, a banda regressa ao Vodafone Paredes de Coura com Every Open Eye. O álbum de 2015, gravado no mesmo estúdio caseiro do primeiro LP, partiu de algumas ideias que a banda juntou enquanto esteve na estrada e resulta em algo intenso e visceral que define uma vez mais o estilo próprio da banda.

Também da Europa, mas da Suécia, chega Kristian Matsson, mais conhecido como The Tallest Man on Earth. Depois dos primeiros registos marcados pela sua voz e guitarra acústica, Matsson foi adicionando, nos últimos álbuns, várias camadas de instrumentalização. Dark Bird Is Home (2015), considerado o seu álbum mais pessoal, apresenta um mundo de sonhadores e viajantes com luzes, sombras, fantasmas, árvores e pássaros, para conhecer na edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura.

Enquanto muitos artistas vão e vêm, o ritmo e sentimento dos The Dap-Kings e a energia e alma honesta de Sharon Jones não desaparecem. Entre apresentações ao vivo eletrizantes e álbuns com aclamação da crítica e deleite do público, a banda já se apresentou por todo o mundo, além de ter colaborado com alguns dos maiores nomes da música, incluindo David Byrne e Michael Bublé. Em 2013, e a lutar contra um cancro, Jones teve energia suficiente para concluir Give People What They Want, editado em 2014. Um ano mais tarde, foi a vez de estrear o filme sobre a vocalista, Miss Sharon Jones!, no Festival Internacional de Toronto e de editar It’s a Holiday Soul Party, uma coleção de músicas de Natal e Hanukkah.

Ryley Walker é a reencarnação do verdadeiro guitarrista americano. O talentoso cantor e compositor até pode ter começado a sua carreira por acaso, mas o seu sucesso não é um acidente. Dificuldades e contratempos só parecem instigá-lo criativamente. Primrose Green, o último álbum editado o ano passado, começa onde All Kinds Of You termina, mas rapidamente viaja para mais longe. O título pastoral e pitoresco esconde qualidades que a prática interminável e a disciplina transformam numa obra-prima. Ninguém sabe o que o futuro reserva para Ryley Walker. Por agora, a banda que mistura novos e velhos talentos de Chicago está pronta para apresentar Primrose Green no Vodafone Paredes de Coura.

Estes nomes juntam-se aos já confirmados LCD Soundsystem, Unknown Mortal Orchestra, Sleaford Mods e The Bohicas. Os passes gerais para a 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura podem ser adquiridos por 90 euros.