Já podes entrar (e dormir!) num quadro de Van Gogh


O Instituto de Arte de Chicago recriou “O Quarto em Arles”, uma série de três quadros da autoria de Vincent Van Gogh, pintados entre Outubro de 1888 e Setembro de 1889 em Arles, França.

A maior curiosidade desta recriação é que é possível alugar o quarto no site Airbnb por apenas dez dólares por noite. Além da experiência única de dormir “dentro de uma pintura” do famoso artista holandês, ainda garante dois bilhetes de acesso ao museu para ver de perto as suas três obras.

Airbnb_VanGoghsBedroom16

O Instituto de Arte de Chicago detém apenas um dos quadros. Os restantes pertencem e foram emprestados, pelos Museu d’Orsay e Museu Van Gogh, de Paris e Amsterdão, respetivamente.

A ideia partiu da agência criativa Leo Burnett de Chicago, com o intuito de promover a exposição deste conjunto de 3 obras que retratam o quarto que Van Gogh alugou numa pensão na cidade do sul de França, país onde trabalhou durante quase toda a sua vida.

A exposição terá lugar no Instituto de Arte de Chicago entre os dias 14 de fevereiro e 10 de maio, e inclui uma segunda recriação da obra. Para aqueles que não tiveram oportunidade de reservar o quarto por um dia, podem andar sobre um modelo semelhante presente no Instituto.van-gogh-2

“Pensámos que a melhor forma de ajudar as pessoas a compreender a vida de Van Gogh seria convidá-las a passar uma noite neste quarto. Que melhor maneira poderia haver para proporcionar às pessoas um vislumbre da sua visão, do que criar uma experiência verdadeiramente envolvente como esta?”, afirmou Pete Lefebvre, director criativo da Burnett de Chicago.

De acordo com Amanda Hicks, porta-voz do Instituto de Arte de Chicago, “o quarto recriado no museu é parte de uma experiência de imersão digital/sonora, rodeado por grandes ecrãs que vão mostrando imagens e textos de cartas e rascunhos de Van Gogh. É realmente emocionante!”

Uma oportunidade única para os amantes de arte e do famoso artista. O problema é que as notícias foram tão boas que a próxima reserva disponível, segundo o Airbnb, é apenas em fevereiro de 2019.

van-gogh-3

Texto de: André Calado
Editado por: Rita Pinto