‘Julieta’, o novo filme de Pedro Almodóvar, estreia em Abril. Há teaser


Aguarda-se com expectativa a chegada do novo filme de Pedro Almodóvar. Intitulado Julieta, é o vigésimo filme do realizador espanhol, cuja estreia está agendada para dia 8 de Abril em Espanha e para dia 21 em Portugal. Um primeiro teaser foi divulgado recentemente.

Adriana Ugarte é a Julieta que dá título ao filme. No teaser, aparece deitada na cama ao lado da mãe, que lhe pergunta: “Que fazes aqui?”. Julieta responde: “Vim ver-te. Trouxe a menina.” A mãe pergunta-lhe que menina tinha trazido, a que Julieta responde ser a sua filha, Antía. As duas mulheres olham juntas para uma criança que está a dormir de pijama e usa chucha. O vídeo tem pouco mais de 1 minuto e deixa-nos mais ou menos na mesma em relação à história de Julieta.

Mas são públicos alguns detalhes sobre este último filme de Pedro Almodóvar. Primeiro, ele era para ser baptizado de Silencio – segundo o realizador, este seria o título que melhor representava a história, mas Martin Scorsese vai lançar este ano um filme que também se chama Silent. Depois, a trama conta três décadas da vida (1985-2015) de uma mulher, Julieta – personagem principal interpretada em duas fases diferentes da sua vida por Adriana Ugarte e por Emma Suarez.

Durante uma palestra organizada pela Escola SUR no Circulo de Belas Artes em Madrid, Pedro Almodóvar referiu que o sentimento que caracteriza a obra é a dor causada pela ausência de alguém muito próximo da personagem principal. Almodóvar foi mais longe e afirmou que essa “dor”que a protagonista sente refere-se ao desaparecimento da sua filha num momento qualquer da história.

“‘Julieta’ fala do destino inevitável, do complexo de culpa e desse mistério insondável que nos faz abandonar as pessoas que amamos, apagando-as da nossa vida como se nunca tivessem significado nada. E da dor que esse abandono provoca na vítima”, lê-se num comunicado da produtora.

A personagem Julieta, à beira da loucura, está rodeada de diferentes mulheres secundárias: Inma Cuesta, a amiga fiel e infiel; Rossy de Palma, a criada arisca e competitiva; Nathalie Poza, que representa a intransigência e a superioridade moral; Pilar Castro, uma companheira de viagem liberal estilo esquerda caviar; Michelle Jenner, a amiga de infância e editora de uma revista de moda; e Susi Sánchez, etérea, a mãe e avó ausente e omnipresente.

Julieta tem estreia prevista para 8 de Abril em Espanha e para 21 de Abril nas salas de cinema portuguesas, antes de seguir para outros países como México, França e Reino Unido.