Marisa Matias e Yanis Varoufakis vão debater o futuro da democracia na Europa


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A candidata do Bloco de Esquerda nas últimas eleições presidenciais portuguesas, Marisa Matias, e o ex-ministro das finanças grego Yanis Varoufakis vão estar às 18 horas desta segunda-feira, em Berlim, num painel com mais três personalidades para debater o futuro da Europa e o futuro da Democracia na Europa. O evento será transmitido através do YouTube.

Marisa Matias acabou de sair da corrida das presidenciais, onde, contra candidatos de peso como Marcelo Rebelo de Sousa e Sampaio da Nova, conseguiu um invejável terceiro lugar com 10,13% dos votos. Foi o melhor resultado de sempre do Bloco de Esquerda numas presidenciais, apesar de insuficiente para Marisa se tornar a primeira mulher Presidente da República em Portugal.

A também eurodeputada portuguesa vai, esta tarde, participar num painel sobre a Europa. A iniciativa – intitulada #RealTalkYanis – acontecerá em Berlim, “onde fui a candidata mais votada nas eleições presidenciais”, como recorda num post na sua página de Facebook.

Ao lado de Marisa Matias, vai estar o ex-ministro das finanças grego Yanis Varoufakis, que foi um dos rostos mais presentes e importantes da última crise da Grécia. A sua figura confunde-se com a vitória do Syriza em Janeiro deste ano e com uma economia em declínio, mas sobretudo com uma questão fundamental: o futuro da moeda única europeia. Varoufakis esteve recentemente em Portugal para dar uma palestra na Universidade de Coimbra.

Marisa e Varoufakis vão debater também com o polaco Sławomir Sierakowsk, do movimento Krytyka PolitycznaValentina Orazzini, responsável internacional da sindicato metalúrgico italiano FIOM-CGIL, e ainda Lorenzo Marsili, fundador e director do movimento civil European Alternatives.

O debate é transmitido online aqui a partir das 18 horas portuguesas:

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!