Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Narcos já é um verdadeiro sucesso global na história da Netflix. Tem sido uma das mais faladas e aclamadas séries do famoso serviço de streaming ao longo da sua expansão internacional que chegou no início de janeiro a 130 novos países.
A série conta a história de vida do conhecido barão de droga Pablo Escobar no final dos anos 1980, com um elenco de luxo protagonizado pelo brasileiro Wagner Moura e, apesar de todo o buzz que já gerou, o Netflix não deixa de querer causar impacto sempre que chega a um novo mercado e continua a apostar em fortes campanhas de marketing tradicionais e digitais pelo mundo inteiro.
A mais ousada e original ideia em torno do lançamento de Narcos teve lugar em França. Uma campanha única de marketing, concebida pela premiada agência Darewin, explorou o facto de a maioria das notas em circulação nos países sul e norte americanos apresentar vestígios escondidos de cocaína, e direcionou essa ideia central para o caso francês em que afirmam que o mesmo acontece com 50% das notas em França. O objetivo passou então por transformar os dados estatísticos em experiência real e tornar o invisível em visível. Notas reais que se tornaram em notas #NARCOS.
No vídeo em cima, a Darewin explica como colocaram em circulação essas notas – de 5 euros – por todo o país. Também distribuíram as mesmas por influenciadores do mundo digital para que tirassem uma foto das notas com os seus smartphones. A reacção foi imediata quando, para surpresa deles, a nota reagia ao flash dos seus aparelhos, mostrando um pó branco com a hashtag #NARCOS, de forma a simular vestígios reais de cocaína, e partilharam com as suas comunidades online. Essas mesmas comunidades descobriram que também estavam em posse de notas #NARCOS, tendo a campanha se tornado trending topic.
Esta activação inovadora tornou-se um autêntico fenómeno e ajudou a série da Netflix a tornar-se um dos assuntos mais falados no Twitter em França, apenas um dia antes do lançamento da mesma. Atualmente as notas já chegaram a outras partes da Europa.
De lembrar que a 2ª temporada de Narcos já foi confirmada mas ainda sem data de regresso anunciada.
Texto de: André Calado
Editado por: Rita Pinto