Os headphones que prometem deixar-te pedrado


Ora aqui está uma ideia que vai deixar muita gente num estado de felicidade máximo, literalmente falando. Uma startup da Florida, com o nome Nervana, desenvolveu uns headphones que deixam uma pessoa no mesmo estado que algumas drogas através de neurotransmissores. Isso mesmo, sem a necessidade de consumir mais nada a não ser… música.

A ideia parece absurda, mas este foi um produto que esteve em exposição durante a CES 2016 e que reuniu comentários bastante positivos. A explicação é um tanto quanto científica mas, resumidamente, o que os headphones fazem é libertra neurotransmissores no cérebro para estimular a tua zona de prazer.

Os Nervana utilizam impulsos elétricos de energia reduzida que estão são sincronizados com a música que está a ouvir. Estes impulsos vão então estimular o chamado nervo vago, que libertam serotonina, dopamina e ocitocina, levando o utilizador a um estado de “felicidade” semelhante ao que é conseguido com o consumo de algumas drogas.

A música pode sair de um smartphone qualquer, desde que utilizando o gerador da Nervana, há também um “modo ambiente”, em que os impulsos elétricos são sincronizados com o som ambiente – ideal para um festival ou um concerto.

nervana_02

nervana_03

O site YourEDM tem um testemunho de alguém que experimentou este produto na CES: “Senti que senti o meu ponto alto. Não conseguia parar de rir ou de sorrir. Estava tipo ‘oh, wow’ durante cinco a dez minutos. O meu nível de felicidade era 10 em 10.”

Interessado? Estes headphones vão entrar em fase de pré-venda em março e as primeiras encomendas devem começar a ser exportadas no fim da primavera, com um preço a rondar os 300 dólares. Pensando bem, isto poderá aquilo a que se pode chamar de investimento a longo prazo.