Pela primeira vez, o que aconteceu no Snapchat não ficou no Snapchat


Uma parte do buzz da última noite de Óscares não se deu nem no Twitter, nem no Facebook, mas sim no Snapchat. A aplicação é cada vez mais um espaço para partilhar e acompanhar o que se passa no mundo, quer seja o nosso mundo, como o mundo dos outros. E, pela primeira vez, uma parte do conteúdo do Snapchat saiu para fora do telemóvel e esteve disponível em qualquer parte da web.

As Stories são uma das funcionalidades mais populares do Snapchat. Qualquer utilizador pode criar as suas stories, grupos de snaps que são públicos para todos os seguidores e que duram apenas 24 horas, mas também o próprio Snapchat sabe fazer stories, aglutinando snaps públicos dos seus utilizadores ou produzindo os seus próprios snaps em eventos especiais como a final da Liga dos Campeões, a eleições na Grécia ou a glamorosa noite de Óscares. São as chamadas Live Stories.

No caso particular desta última, o próprio Snapchat teve repórteres no local a filmar a chegada dos actores ao tapete vermelho, a comentar as suas escolhas e a mostrar os bastidores de toda a cerimónia. Tudo preenchido com filtros especiais do Snapchat. Contudo, pela primeira vez, esse conteúdo não ficou na app e pode ser acompanhado também num URL próprio, através de um qualquer browser: http://snapchat.com/live/7874514491.

snapchatliveoscars_02

O player na web exibe os snaps continuamente, uns a seguir aos outros. É possível fazer pausa e clicar em cima da imagem para saltar para o snap seguinte – a experiência é igual no telemóvel. Se estiveres a ver um story e entretanto mudares de separador no browser, o conteúdo fica em pausa.

Essa é a primeira vez que o Snapchat permite a exibição snaps na web. Não se sabe qual se mais Live Stories vão ganhar versão web – embora esse seja um próximo passo lógico. A táctica provavelmente foi implementada para aumentar o número de visualizações dos snaps para além dos milhões de utilizadores da app, o que deve ser uma óptima estatística para vender a potenciais anunciantes.