PJ Harvey visita Kosovo no primeiro videoclipe do seu novo disco


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

PJ Harvey anunciou, no final de Janeiro, um novo disco intitulado The Hope Six Demolition Project e agora lançou a primeira amostra. A canção  foi divulgada através do seu videoclipe, realizado por Seamus Murphy e que reúne imagens filmadas no Kosovo entre 2011 e 2015.

“Quando escrevo uma canção, visualizo a cena toda. Consigo ver as cores, a hora do dia, consigo perceber o ambiente, vejo a luz a mudar, as sombras a mexerem-se, tudo o que existe na imagem. Juntar informação de fontes secundárias pareceu-me demasiado distante daquilo que queria escrever”, explicou PJ Harvey, num comunicado. “Quis cheirar o ar, sentir o chão e conhecer as pessoas dos países pelos quais estava fascinada.”

Seamus Murphy acrescentou que a música “The Wheel” gira à volta da viagem ao Kosovo. “Aquela roda gigante perto de Pristina foi o ponto de partida da canção. Será que ela podia ter sido escrita, se não nos contassem as histórias das pessoas que sofreram durante a guerra, se não tivéssemos visitado aldeias abandonadas depois de limpezas étnicas e ciclos de vingança, se não tivéssemos entrado em contacto com as diversas percepções das pessoas que partilharam as suas histórias?”, diz.

“Fiz uma viagem de regresso a Kosovo em Dezembro de 2015, desta vez armado com o conhecimento de como o projecto havia desenvolvido… A enorme crise de refugiados na Europa tinha sido notícias por vários meses. Passei algum tempo nas fronteiras grega e macedónia, e na Sérvia, antes de voltar ao Kosovo. Tudo estava a acontecer em territórios associados aos recentes conflitos no Kosovo e nos Balcãs. A ideia de ciclos, das rodas e da repetição tornou-se, mais uma vez, demasiado evidente e necessária.”

PJ Harvey vai tocar no Primavera Sound de Barcelona. Quem sabe se não passa também pelo do Porto ou por qualquer outro festival nacional. O novo álbum vai ser lançado a 15 de Abril.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.