Se não podes ir ao Canadá, o TED2016 vem até ti. Dia 16, nos cinemas


Graças à Internet, as palestras TED sobrevivem ao tempo e atravessam fronteiras, mas a verdade é que o TED é um evento anual. A edição deste 2016 realiza-se já dias 15-19 de Fevereiro em Vancouver, no Canadá, e pela primeira vez vai ser transmitida para o resto do mundo via salas de cinema.

Quer dizer, não será transmitido o evento na totalidade, apenas o dia de abertura. A sessão inaugural do TED2016 decorre dia 15 de Fevereiro em Vancouver e será partilhada nos cinemas UCI de Lisboa e Porto no dia seguinte, a 16 de Fevereiro, para todos os que desejem a oportunidade de assistir nas salas de cinema e em ambiente TED, à lendária noite de abertura da conferência anual.

E o que vai ter a sessão inaugural? Shonda Rhimes, a mente por detrás de séries como Grey’s Anatomy, Scandal e How to Get Away with Murder; o talentoso compositor indiano AR Rahman; o cientista Riccardo Sabatini e a sua biotecnologia; o “inventor” Astro Teller, que trabalha no laboratório X da Alphabet (antigo Google X); a escritora Ishita Katyal; o talentoso dançarino Bill T Jones; e ainda Dan Pallotta, fundador da associação AIDSRide, que já angariou milhares de euros para serviços críticos e pesquisa médica relacionados com a SIDA. Encontras mais detalhes aqui.

A primeira conferência do TED, uma organização sem fins lucrativos dedicada a “ideias que merecem ser espalhadas”, aconteceu em 2006. Agora os vídeos das TED Talks são famosos globalmente, recolhendo mais de um milhão de visualizações por dia. A marca TED espalhou-se também pelo globo através dos eventos TEDx. Só em Portugal existem vários: Lisboa, Porto, Guimarães, Aveiro… Segundo o TED, acontecem 8 conferências TEDx por dia algures no mundo.

“Uma coisa é assistir aos vídeos no TED.com na tua secretária no trabalho, mas uma experiência radicalmente diferente é assistir à sessão em directo, sentado mesmo na audiência”, disse Deron Triff, responsável de parcerias de media e inovação de formatos do TED, ao Mashable via e-mail. “Já tínhamos aberto as TED Talks ao mundo graças à Internet, mas agora encontrámos uma forma de escalar a experiência real ao vivo – e é uma experiência com a qual estamos muito entusiasmados.”

O evento intitula-se TED 2016: Dream e será emitido em inglês e sem legendas. Ao todo, mais de 615 cinemas em todo o mundo vão acolher esta iniciativa, de forma diferenciada: EUA e Canadá no dia 15 de Fevereiro; Europa no dia 16; e Austrália no dia 2 de Março. Os bilhetes para os cinemas UCI El Corte Inglés (Lisboa) e UCI Arrábida (Porto) já estão à venda; ambas as sessões arrancam às 19 horas.