A partir de hoje, há voos de hora a hora entre Lisboa e Porto


A TAP inaugurou este domingo, 27 de Março, a sua “ponte aérea” entre Lisboa e Porto. Significa isto que, a partir de hoje, há voos de hora a hora entre as duas maiores cidades do país, por preços a rondar os 40 euros e os 95 euros.

Os voos a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, partem às meias horas. A partir de Lisbo, saem à hora certa. A “ponte aérea” será servida por 18 frequências diárias: entre as 5h30 e as 21h30 no sentido Porto-Lisboa e entre as 6h00 e as 22h30 no sentido inverso.

Há ainda alguns reforços previstos: às 12h50 nas quintas-feiras e domingos; às 14h50 nas segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras; e às 20h15 em todos excepto quintas-feiras e domingos.

A “ponte aérea” da TAP inaugura a nova marca TAP Express, que substituiu a anterior Portugália e que será dedicada a voos nacional. A frota da TAP Express será composta por um total 17 aeronaves, das quais 8 são aviões ATR72 e 9 são Embraer190. Todos os aviões são novos, tendo, no máximo, um ano. Sempre que a procura se justificar, a TAP Express poderá recorrer a Airbus A320 da família TAP.

As ligações Porto-Lisboa e Lisboa-Porto pela TAP têm como preço base 39 euros, mas este valor – que diz respeito à modalidade “discount” – não é válido a todas as horas e pode variar ao longo do dia. A TAP oferece as modalidades “Basic”, “Classic” e “Plus”, sendo que só a última existe a todas as horas. Os preços destas podem ir dos 55 aos 95 euros.

A nova oferta da TAP Express vem competir com a oferta já existente da Ryanair que liga as duas principais cidades do país por preços semelhantes ao da TAP, ainda que com promoções para quem compre com antecedência, que permitem viagens a 10-15 euros.

Contudo, ao contrário da Ryanair, estes voos da TAP Express vão beneficiar de uma espécie de “via verde” no aeroporto, em que o controlo será feito à parte, próximo do check-in e da porta de embarque. Tudo para que o tempo no aeroporto seja o menor possível.

Recentemente, a CP anunciou que vai ligar Lisboa-Porto por 9,5 euros.