No 1º aniversário do Windows 10, a Microsoft tem uma prenda para ti


 

A Microsoft organizou nesta quinta-feira a sua habitual keynote durante a Build 2016 e anunciou novidades para o Windows 10, que, de acordo com os número revelados em palco, está a ser utilizado em cerca de 270 milhões de equipamentos em todo o mundo. E o melhor de tudo é que essas actualizações vão ser gratuitas.

A Microsoft chama-lhe Anniversary Update, deve chegar no segundo trimestre do ano e vai ser gratuito para todos os utilizadores com computadores já a rodar a última versão do sistema operativo. Grande parte das novidades estão concentradas na Cortana, que vai passar a estar muito mais integradas com os programas que estão em utilização no computador.

A assistente virtual da Microsoft pode ler o calendário e informações em e-mails para ajudar o utilizador, por exemplo, a programar uma viagem, bem como enviar lembretes de tarefas pendentes. Utilizar a Cortana passa também a ser possível com o computador bloqueado, embora num modo mais limitado para que não sejam divulgadas informações privadas a estranhos.

windows10build16_02

Estas novidades não são propriamente entusiasmantes para os portugueses, dado que a Cortana não está totalmente disponível em Portugal e estes são recursos que ainda vão demorar (muito) a ser adaptados para o português. Sugerir locais quando marcas almoços ou jantares na agenda também vai ser uma realidade no novo update.

Por falar em Cortana e em inteligência artificial, a Microsoft quer também por os programadores a integrar bots nas suas apps, que sejam capazes de interagir com as pessoas. A Microsoft promete fazer a sua parte ao desenvolver uma série de bots para o Skype – alguns deles já estão disponíveis na nova versão da app para Windows, Android e iOS.

windows10build16_03

De resto, o Anniversary Update traz uma maior fluidez nas aplicações de multiplataforma e não vai ser exclusivo apenas aos computadores, já que também o Xbox One e até o Hololens devem beneficiar desta actualização de software.

Aliás, a Microsoft anunciou que vai unificar a Windows Store com a loja de apps da Xbox One, o que significa que as apps que já corres no PC também poderão funcionar no grande ecrã. A empresa disponibilizou também um convertor de apps, permitindo aos programadores transformar as suas antigas apps Win32 em software compatível com a Windows Store.

windows10build16_04

Por último, a empresa anunciou o Microsoft Ink, uma nova forma de interagir com um PC ou tablet Windows 10 usando uma caneta externa. O Microsoft Ink vem resolver um problema com o uso de canetas em computadores que é a falta de software que suporte este tipo de software. Com o Microsoft Ink poderás fazer desenhos, escrever notas, anotar screenshots e encontrar apps que suportem canetas interactivas.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.