As apps Android vão ficar mais parecidas com as apps iOS


Depois de vários anos com a mesma aparência, a nova versão do sistema operativo da Google para smartphones pode estar prestes a mudar. O site 9to5Google divulgou recentemente que o Android vai incluir nas suas aplicações uma barra na parte de baixo do ecrã que via substituir na maior parte das vezes o chamado “menu hambúrguer”:

androidnavbar_02

O Android N foi anunciado há pouco mais de uma semana e promete alterações visuais para o sistema operativo, embora nada seja demasiado radical para se considerar uma revolução. De facto, há já algum tempo que nem a Google nem o iOS têm essa revolução, mas há certas mudanças que foram feitas e que tornaram a experiência de navegação muito mais intuitiva.

Esta mudança pode ser mais uma delas. A Google atualizou recentemente o seu guia de estilo e recomendou aos programadores para incluírem uma barra na parte interior das apps para alterar entre menus. Esta é uma funcionalidade que já existe em aplicações da própria Google, como o Google+ ou o Photos, como podes ver nas imagens em baixo:

androidnavbar_03

androidnavbar_04

Esta barra – que desaparece quando o utilizador está a fazer scroll pela aplicação, para que fique com mais espaço – vem substituir o chamado “menu hambúrguer”, ou seja, aquelas três barras que encontravas geralmente na parte superior esquerda da aplicação e que te obrigam a deslizares o menu da esquerda para a direita. O comportamento das novas apps deverá ser mais ou menos assim:

androidnavbar_05

Contudo, a Google já disse que esta não se tornará a regra: caso o menu apresenta 2 ou 3 submenus, então os programadores devem optar pela barra inferior, mas para 5 ou 6 submenus já é recomendado que se mantenham com o sistema atual.

Achas que isto não te é nada estranho? Porque não é. O iOS já optou por esta lógica de navegação há bastante tempo, e apps como o Facebook e o Twitter para iPhone têm os menus de notificações e mensagens na parte inferior.

Esta é uma opção que faz bastante sentido tendo em conta que os ecrãs dos equipamentos, especialmente os Android, têm ficado cada vez maiores.

androidnavbar_06