Assiste ao trailer da biopic de Nina Simone, uma das maiores vozes do jazz


Foi divulgado o primeiro trailer de Nina, o filme biográfico sobre a uma das maiores vozes do jazz, a mítica cantora Nina Simone que será vivida no grande ecrã por Zoe Saldana, actriz que podemos ver em filmes como Avatar, Star Trek ou Guardians of the Galaxy.

Considerada uma das maiores vozes do jazz, Nina Simone destacou-se também no combate pelos direitos civis. Várias canções da cantora abordam assuntos sensíveis como o racismo e violência contra a comunidade negra. Palavras como “cantora”, “activista”, “sobrevivente” e “lenda” estão a ganhar destaque nos primeiros materiais de comunicação que surgem para promoção desta obra que foi escrita e realizada por Cynthia Mort.

Nina acompanha a carreira da lendária cantora americana, nomeadamente nos anos em que viveu isolada em França, depois da dificuldade que teve em equilibrar a sua carreira musical com o activista político. Foi durante esse período que Simone conheceu Clifton Henderson, interpretado por David Oyelowo, que se tornou seu assistente e, mais tarde, seu empresário.

Após muita polémica, sobretudo na críticas que surgiram relativamente à escolha de Saldana, e depois do adiamento do filme que iria ser lançado em dezembro, durante a temporada de prémios, Nina irá chegar aos cinemas norte-americanos no dia 22 de Abril. Ainda não há previsão de estreia em Portugal.

Estamos definitamente na era do jazz no cinema. Depois de no ano transacto, a vida da cantora já ter sido o tema do documentário What happened, Miss Simone?, produção original da Netflix e nomeado ao Óscares deste ano, 2016 trará também as histórias para o grande ecrã de Miles Davis e Chet Baker.

Texto de: André Calado
Editado por: Mário Rui André