‘DESIGN PT’: programa sobre design português estreia esta quinta na RTP2


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Chega esta quinta-feira, dia 3 de Março, às noites da RTP2 um novo programa sobre o design português. Intitulado DESIGN PT, é apresentado por Isabel Lopes Gomes e pretende mostrar o melhor do design feito cá dentro. No primeiro episódio, visitaremos o White Studio, estúdio do designer Eduardo Aires que a partir da cidade do Porto tem desenvolvido trabalho reconhecido e premiado internacionalmente na área do design de comunicação.

No mesmo episódio, Bárbara Coutinho, directora do MUDE (Museu do Design e da Moda), responderá à questão “como se pronuncia design em português?” através de inúmeros exemplos de design de produto desenhado e produzido por autores nacionais nos últimos 60 anos. Falar-se-á também do projecto Art On Chairs, desenvolvido pela autarquia de Paredes para promover o design português no mundo.

designpt_02

Já o historiador de design Rui Afonso Santos resgatará da memória a arca desenhada por Sena da Silva em 1958 para a sala dos pequenos banquetes do Hotel Ritz, em Lisboa. No programa, poderemos visitar os interiores deste luxuoso hotel da autoria de Pardal Monteiro, cujos interiores fazem naturalmente parte da história da arte e do design em Portugal.

DESIGN PT é uma criação da RTP, que conta com a ajuda da Escola Superior de Artes e Design (ESAD). Para além da consultoria do presidente do conselho científico da ESAD, José Bártolo, o design gráfico do programa ficou a cargo dos docentes da escola Elias Marques e Sérgio Correia. O também docente Michael Marcondes desenvolveu a animação gráfica.

designpt_03

O segundo episódio será dedicado a Álvaro Siza Vieira, o mais reconhecido arquiteto português, ao longo de 60 anos de carreira desenhou centenas de peças que já fazem parte da história do design português. Em 1956, com apenas 23 anos, desenhou os primeiros móveis e objetos para uma das obras mais icónicas da arquitetura portuguesa e europeia da segunda metade do século XX: a Casa de Chá da Boa Nova. Peças que ganharam vida própria e que se tornaram objetos de produção industrial.

Mas não só de Siza se fará o segundo DESIGN PT. Será dado destaque a Olga Noronha, uma designer portuguesa radicada em Londres que se dedica à joalharia medicamente prescrita. Formada em design de joalharia na Central Saint Martins em Londres, hoje com apenas 26 anos desenvolve um trabalho raro e ambicioso: transforma próteses e colares cervicais em peças de joalharia. Também se falará de João Machado, uma referência incontornável do design de comunicação em Portugal. Criou o seu estúdio no Porto em 1982 e desde então é possível identificar nos seus trabalhos um conjunto de traços de identidade que se mantêm até hoje e que se pode resumir a uma cor intensa, à depuração do desenho e ao predomínio da imagem face ao texto.

DESIGN PT passa todas as quintas-feiras, às 23 horas, na RTP2.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.