Escolha Arquitectura é uma iniciativa para te aproximar dos arquitectos


“Todos sabem o que fazer e que questões colocar quando vão a uma consulta com o médico, mas não sabem que perguntas devem fazer a um arquitecto, nem como o processo de projecção do seu edifício se desenrola”, disse João Costa Ribeiro, vogal do conselho directivo da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos. “E se os arquitectos fossem como os nossos médicos.”

Aproximar a arquitectura de públicos mais alargados e trazer a arquitectura para o quotidiano das pessoas são os objectivos do Escolha Arquitectura, um programa que a Ordem dos Arquitectos lançou no início deste mês, em conferência de imprensa. Através da disponibilização gratuita de um conjunto de ferramentas online, de uma exposição, da promoção de concursos de arquitectura, da publicação de um livro e do lançamento de mini-documentários, a Ordem quer sensibilizar as pessoas para o trabalho dos arquitectos, descomplicar linguagem da arquitectura e facilitar procedimentos.

escolhaarquitectura_02

O site escolha-arquitectura.pt vai ser-te muito útil se estiveres a planear fazer obras em casa ou construir um novo edifício. Lá encontras três utilidades: um diretório de arquitectos para que encontres facil e eficazmente um arquitecto, um simulador de custos de obra para saberes quanto vais ter de desembolsar e uma plataforma de encomendas para que possas colocar o teu projecto a concurso. Na verdade, um concurso pode também ser uma opção no processo de escolha de um arquitecto.

escolhaarquitectura_03

No site do Escolha Arquitectura, é também possível ver 6 mini-documentários, que mostram que, no processo de escolha de um arquitecto e na relação que se estabelece enquanto se desenvolve um projecto de arquitectura, nascem estórias e criam-se ligações. Uma obra enriquece sempre quem se envolve com ela. Os 6 vídeos documentais, produzidos com o Canal180, contam seis estórias entre clientes e arquitectos à volta de uma obra de arquitectura. Segundo a Ordem, são 6 bons exemplos de boas práticas que retratam o quotidiano das relações entre quem sonha uma casa e quem a projecta. Os mini-documentários vão estrear ao ritmo de um por semana no site, até 15 de Abril.

escolhaarquitectura_04

No âmbito do Escolha Arquitectura, e a pensar mais no lado dos arquitectos, a Ordem dos Arquitectos organizou quatro concursos, um deles, já lançado, em Novembro do ano passado, e que obteve 63 propostas, para a criação de duas casas nas ilhas Selvagens da Madeira.

Os outros três concursos vão ser lançados ao longo dos próximos meses. Um deles, na Área Metropolitana de Lisboa, tem como mote “Sobreviver”, para criar um plano de um cenário pós-catástrofe, no contexto da realidade sísmica da capital; o concurso “Ocupar”, para a região do médio Tejo, está focado na relação entre o centro histórico de Abrantes e a cidade; e o concurso “Transformar”, nos Açores, é feito a pensar no crescimento do turismo local.

Para explicar melhor ao público alargado o porquê dos concursos, o Escolha Arquitectura vai promover uma exposição intitulada “Arquitectura em Concurso: Percurso Crítico pela Modernidade Portuguesa” e que estará patente entre 29 de Março e 29 de Maio deste ano, na Garagem Sul do CCB e na Galeria da Ordem dos Arquitectos. Sob curadoria de Luís Santiago Baptista, esta exposição faz, a partir dos concursos de arquitectura, uma leitura das transformações em Portugal desde o início do século XX. Dos pavilhões nacionais nas grandes exposições universais aos programas de equipamentos públicos financiados pela Comunidade Europeia, passando por exemplos singulares como a Expo 98, os concursos podem apresentar um retrato possível da transformação do país.

escolhaarquitectura_05

A exposição será estendida com um livro, uma espécie de compilação do material mostrado em público. Propõe uma abordagem panorâmica dos concursos de arquitectura em Portugal, coligindo a informação disponível e apresentando nova reflexão crítica.

Para mais detalhes sobre o Escolha Arquitectura, passa pelo site oficial e pela página de Facebook. (Todo o design foi feito pelo estúdio português R2 Design, muitos parabéns!)