Estes auscultadores futuristas da Sony não tocam nos teus ouvidos


A Sony quer reinventar a forma como ouves música no exterior e apresentou esta semana, durante a conferência SXSW, um novo modelo de headphones que não precisa de estar em contacto com os ouvidos e que traz tecnologias que fazem muito lembrar os lendários Google Glass, dando-te informações como as notícias do dia e a meteorologia.

Olhando para o design, podemos dizer que o Concept N, o nome de código da Sony, resulta numa mistura entre os Google Glass e o Tone Infinim, da LG. Isto porque o seu modo de utilização é ao pescoço e não nos ouvidos, e devido à existência de determinadas funções, como uma câmara fotográfica, microfones e até um sensor GPS.

Sim, estamos a falar de algo que faz muito mais do que te dar música, mas já lá vamos. A transmissão de áudio neste produto é feita sem a necessidade de qualquer hardware intra-auricular graças a uma ótima localização das colunas, o que permite ouvir tudo sem problemas sem te transformares numa coluna portátil – embora também haja a opção de colocar uns auriculares. Isto é ótimo para quando, por exemplo, estiveres a andar de bicicleta, já que também é importante ouvires o que se passa à tua volta.

sonyconceptn_02

Quanto ao resto, o Concept N vem com um assistente pessoal que dá indicações de percursos, conta as notícias do dia e dá previsões do tempo depois do comando de voz “Listen up, Arc!”, que ouve através dos seus quatro microfones. A câmara, localizada no lado direito, está normalmente escondida e pode também ser ativada por comando de voz.

Para já, a Sony anunciou parcerias com a Strava, AccuWeather e Yelp, mas mais virão. Podemos considerar este um novo modelo de wearable? Provavelmente. Importa referir que os Google Glass não tiveram a adesão esperada talvez por serem demasiado futuristas. Resta esperar para ver o que o futuro reserva ao Concept N.