Facebook compra app MSQRD para marcar pontos frente ao Snapchat


Os filtros do Snapchat que transformam a tua cara num panda ou te fazem cuspir fogo são um sucesso. E Mark Zuckerberg quer um pouco desse sucesso também. Por isso, comprou a app MSQRD, desenvolvida por uma start-up bielorrussa chamada Masquerade.

Muito provavelmente já usaste a MSQRD ou te cruzaste com ela nos teus feeds. A MSQRD permite-te colocar filtros animados por cima das tuas selfies. Os efeitos variam desde o Leonardo DiCaprio nos Óscares a um macaco, e são bastante divertidos. A app deixa-te fazer as tuas selfies em vídeo ou foto, e partilhá-las nas redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook.

O Facebook não comprou apenas a app, mas toda a empresa por detrás dela. A Masquerade vai agora ser integrada na equipa de Mark Zuckerberg, mas a MSQRD continuará disponível para iOS e Android, e com novas funcionalidades no futuro.

“A comunicação em vídeo está a explodir. Na Masquerade, tentámos tornar o vídeo mais divertido e interactivo ao criar filtros que melhoram ou alteram a nossa aparência”, escreveu o CEO Eugene Nevgen, em comunicado. “Com o Facebook, vamos conseguir escalar como nunca antes. Para começar, vamos levar a nossa tecnologia até à audiência de quase 1,6 mil milhões de pessoas do Facebook.”

Apesar da promessa de que a MSQRD vai permanecer activa, é expectável que o Facebook integre a app ou as suas funcionalidade de alguma forma nos seus produtos. Imagina abrires a app do Facebook no teu telemóvel (ou o Messenger) e no momento de tirares uma selfie te aparecerem uma quantidade de filtros entre os quais podes escolher. A compra da MSQRD pelo Facebook parece ser uma resposta ao Snapchat e aos seus divertidos filtros de selfie.