Google investe 27 milhões de euros na imprensa europeia


A primeira fase do Digital News Initiative da Google está concluída. Cerca de 27 milhões de euros estão a ser investidos em projectos europeus na area dos media. O valor provém de uma bolsa de 150 milhões que a Google criou para “impulsionar a inovação no jornalismo digital” ao longo dos próximos três anos, disse Sundar Pichai, CEO da Google, num evento recente em Paris.

“O financiamento irá para uma ampla variedade de organizações”, referiu Pichai, descrevendo as empresas que se candidataram a este fundo do Digital News Initiative (DNI) como “maravilhosamente diversificada, variando de personalização de conteúdo automatizado e jornalismo-robô, para apps de hoax-busting e ferramentas para monitorizar a redes sociais em tempo real”.

Dos 128 projectos financiados, há alguns portugueses. Não se sabe que projectos são eles; a lista dos meios financiados também não é pública, no entanto, alguns deles fizeram notícia. É o caso do Público, do Observador e do Jornal de Notícias. No total, a Google alocou para a imprensa nacional 1,8 milhões de euros, tendo dado luz verde a três grandes programas, a dois médios e a um pequeno.

investimentoeuropagoogledni_02

A relação entre as publicações europeias e a Google não foi sempre pacífica, mas este fundo procura cimentar os laços. Na Alemanha, por exemplo, os media queriam que a Google lhes pagasse pelos excertos dos seus artigos partilhados através do Google News. Em resposta, a empresa tornou a inclusão no Google News opcional e temporariamente removeu um largo números de organizações do agregador de conteúdos. Outra estratégia que a Google encontrou para se aproximar da imprensa foi o lançamento recente do Accelerated Mobile Pages, uma nova tecnologia, gratuito, que acelera o carregamento das notícias nos dispositivos móveis.

A próxima ronda de apresentação de candidaturas ao fundo do Digital News Initiative deverá ocorrer no fim do primeiro semestre deste ano. O total de 150 milhões de euros visa apoiar a criação de novas abordagens no mundo digital e dar à indústria de notícias europeia, de todas as dimensões, espaço para inovar na área digital. O projecto DNI inclui outras iniciativas para além do fundo, que podes conhecer em detalhe no site oficial.