Há novidades no Snapchat. E não são poucas


Ainda estás com a ideia de que o Snapchat é apenas para os adolescentes trocarem nudes entre si? Esquece. Esta é uma das semanas mais importantes na história da rede social: marca a entrada de uma série de novas funcionalidades, que conferem ao Snapchat ainda mais o estatuto de uma app multi-funções para falares com os teus amigos.

O Chat 2.0 está aí. Não, não é uma nova app de mensagens instantâneas, mas sim uma série de novidades que o Snapchat anunciou e disponibilizou para os seus milhões de utilizadores nesta terça-feira. Tal como o nome indica, a esmagadora maioria destina-se a melhorar o chat privado com os teus amigos e, acredita, há funcionalidades pelas quais já esperavas há muito tempo.

snapchatchat_02

O novo chat

O Snapchat deu um upgrade a praticamente tudo, como diz Josh Constine (do TechCrunch), mas já lá vamos. Para já, o chat. A rede social do fantasma quer oferecer-te a forma de conversação mais humana possível e, por isso, incluiu todas as formas possíveis e imaginárias de comunicação num serviço só: voz, vídeo, desenho, texto e até mesmo stickers.

snapchatchat_03

Sim, até então tinhas emojis, mas agora tens stickers. As mais de 200 opções contém mensagens tão comuns como “estou a pensar em ti” ou “eu amo-te”, até stickers de arco-íris ou de abraço entre ursos. A escolha é muita.

snapchatchat_04

Os stickers estão disponíveis numa barra inferior renovada que encontras em qualquer janela de chat privado, onde estão também as opções de vídeo e de áudio. O Snapchat deixa que agora faças chamadas de áudio ou de vídeo com os teus amigos, rivalizando diretamente com o Skype ou o Facebook Messenger. Precisas apenas de uma ligação à net para que funcione e o teu amigo nem precisa de estar a usar a app na altura, pois receberá a notificação de uma chamada.

snapchatchat_05

Se não quiseres uma conversa “ao vivo”, podes sempre usar mesmas opções de uma opção diferente. Em vez de carregares no ícone, pressionar o mesmo ícone dá-te a opção de gravares uma mensagem de áudio ou um pequeno vídeo com até dez segundos para enviares ao teu amigo.

snapchatchat_06

Mas o melhor de tudo isto é que podes usar todas estas funções ao mesmo tempo: estar a fazer uma chamada de voz com alguém e enviar-lhe ao mesmo tempo vídeos, mensagens de texto e stickers, por exemplo. Por fim, destaque para uma maior facilidade em aceder e enviar imagens da galeria do telemóvel!

Vais ficar preso às histórias dos teus amigos

O separador com as histórias dos teus amigos no Snapchat também sofreu alterações, e alterações muito boas.

Existem agora três gestos que podes fazer quando abres a história de alguém: swipe down para fechar a história e um toque para passar para o próximo snap, como acontecia até agora. Contudo, há um terceiro, swipe right, que passa directamente da história de uma pessoa para a história da outra pessoa a seguir na lista, sem a necessidade de voltar ao menu inicial.

snapchatchat_07

E por falar em facilitismos, ver os snaps TODOS da tua história nunca foi tão fácil. Na nova actualização, disponível para iOS e Android, quando chegas ao fim da história de alguém e carregas no ecrã, o Snapchat passa diretamente para a história da pessoa seguinte. Mas podes sempre esperar que o tempo do snap esgote e que isso seja feito de forma automática, ou seja, podes ver todos os snaps da história dos teus amigos sem carregar uma única vez no ecrã.

snapchatchat_08

O Snapchat deu esta semana um passo bastante importante e deixou em alerta empresas como o Facebook e Skype. Claro, o seu intuito primordial – o de não guardar histórico de nada – mantém-se, mas as novas opções de chat apresentam-se como uma excelente alternativa para quem quer falar com os amigos de uma forma algo diferente e com variadíssimas formas de interação. Mais do que motivar atuais utilizadores, esta manobra deverá também atrair mais uns novos milhões.