“Isto não é um álbum”: SBTRKT apresenta colectânea de 8 faixas


SAVE YOURSELF – assim, em letras capitais – é o título da nova colectânea de SBTRKT, editada esta sexta-feira. É o primeiro trabalho de estúdio do músico londrino desde Wonder Where We Land (2014) e inclui as faixas já divulgadas “Good Morning” com The-Dream e “I Feel Your Pain” com D.R.A.M. e Mabel.

Aaron Jerome aka SBTRKT já nos andava a preparar para este lançamento, mostrando parte da artwork no seu Facebook e num site especial saveyourself.tv. “‘SAVE YOURSELF’ é o meu projecto feito para vocês, os meus fãs. Enquanto uma peça com um princípio, fim e conceitos visuais que têm sido trabalhados durante vários meses, isto não é um álbum”, lê-se numa nota do músico.

SBTRKT diz que o disco foi escrito entre o Verão passado até esta última semana, e que agora vai partilhar música com os fãs mais frequentemente e não muito depois de a ter criado.

Para lançar SAVE YOURSELF, SBTRKT criou esta curta animação:

Este vídeo segue o pensamento de Aaron quando este escreve “tudo isto reflecte o quão incrível será quando a humanidade colonizar outro planeta,[…] através da música também, eu reflicto o meu constante estado de nostalgia para com o futuro. Um negro optimismo, para um que parece tão distante”.

SAVE YOURSELF é um aviso. Um aviso contra a actual situação cultural e sociopolítica, contra o que se anda a passar no mundo, “seja racismo xenofobia, a situação climatérica ou os políticos gananciosos e irresponsáveis”. Numa visão que abrange o meio musical, este aviso é relativo ao constante declínio das vendas de discos, que tem deixado para trás o espírito criativo que deu vida à música.

A colectânea é mais uma vez recheado de colaborações, que cabem dentro de 26 minutos. Volta a contar com o sempre presente Sampha, na faixa “TBD”. The Dream entra em 3 das 8 músicas. Por fim, na música “I Feel Your Pain” participam D.R.A.M e Mabel. “Apesar de SBTRKT uma só pessoa, tentei sempre reunir artistas que são de diferentes lugares tanto musical como geograficamente”, escreve na mesma nota. “Neste registo, trabalhei com um pequeno grupo de colaboradores, a maioria dos quais não tinha colaborado com antes. Em vez de uma colaboração em aberto onde as sessões de estúdio levam a canções, chamei colaboradores que melhor encaixavam nas ideias gerais que já tinha juntado.”

Acima de tudo, SAVE YOURSELF é um trabalho que reflecte todo o futurismo escondido por de trás da máscara tribal de Aaron Jerome e que, no entanto, trás algumas memórias do homónimo de SBTRKT.

sbtrktsaveyourself_02