Já há data de chegada e preço salgado para os PlayStation VR


A realidade virtual é algo cada vez mais real no mundo gaming mas os valores pedidos acabam por afastar as pessoas da possibilidade de a levar para suas casas. A Sony anunciou esta semana o preço e disponibilidade do PlayStation VR e, graças a este e aquele complemento necessários para que tudo funcione como deve ser, o pacote final acaba por ficar fora do alcance da maioria das carteiras.

A fabricante vai começar as vendas dos seus óculos de realidade virtual em outubro deste ano pelo preço de 400 dólares. Numa primeira análise, este é um preço competitivo e que se coloca automaticamente na frente quanto comparado a outros equipamentos concorrentes, como o HTC Valve (800 dólares) e o Oculus Rift (600 dólares).

Contudo, este preço acaba por ser um pouco enganador. Na caixa, para além do PS VR, vêm apenas os cabos HDMI e USB, para além de uns headphones, ficando a faltar câmara, que a Sony já disse ser essencial para jogar, e ainda os comandos Playstation Move. Estes dois complementos custam respetivamente 60 e 50 dólares, elevando o preço do produto completo para 500+ dólares.

Para além disso, convém não esquecer que os PlayStation VR são compatíveis com PlayStation 4, cujo preço inicial ronda os 350  euros, e não com um computador. Ou seja, quer isto dizer que todos os headsets de realidade virtual estão praticamente ao mesmo patamar em termos de preço, estando a principal diferença no número de títulos que cada um terá disponível ao longo dos tempos.

playstationvr_02

Claro, os próprios HTC Valve, que nos surpreenderam bastante no MWC2016, necessitam também de um máquina potente para que tudo funcione perfeitamente. Todas as tecnologias que surgem pela primeira vez tendem a vir com um preço mais avultado do que o esperado, mas é assim que o mercado funciona.

Resta saber se tudo isto não passa de uma moda passageira ou se a realidade virtual vai de facto continuar a ter desenvolvimentos suficientes para que cada vez mais pessoas se interessem por esta nova forma de jogar e de assistir a conteúdos.