O Monstra chegou ao fim, conhece os vencedores


O Monstra — Festival de Animação de Lisboa chegou ao fim. Depois de dez dias repletos de cinema de animação, foi a altura de anunciar os vencedores da competição. Dessa cerimónia fez ainda parte a notícia de que o Monstra voltará em 2017, e que Itália será o país convidado da edição do próximo ano.

No que diz respeito aos prémios, é o segundo ano consecutivo que um filme dos estúdios Ghibli arrecada a distinção máxima do festival. A longa-metragem When Marnie Was There, realizada por Hiromasa Yonebayashi, recebeu o Grande Prémio Monstra. Ainda na competição de longas-metragens, April and the Extraordinary World, de Christian Demares, foi a favorita do público.

Na competição das curtas-metragens, Sunday Lunch, de Céline Devaux, levou o Grande Prémio Monstra Curta e One, Two, Tree, de Yulia Aronova, recebeu o Prémio do Público.

Passando para o caso português, Amélia & Duarte, realizada pela dupla Alice Guimarães e Mónica Santos, foi a grande vencedora ao receber o Prémio SPA | Vasco Granja. Há ainda a destacar Estilhaços, de José Miguel Ribeiro, que conseguiu colecionar o Prémio do Público, a distinção para a Melhor Curta-Metragem Portuguesa e uma Menção Honrosa.

Podes consultar os vencedores de todas as categorias aqui.