O YouTube começou por ser um site de encontros

E esta, hein?

YouTube crise

É um dos sites mais visitados no mundo e, sem sombra de dúvida, a maior plataforma online de vídeo. Mas quando Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim o lançaram a 14 de Fevereiro de 2005 não estavam a pensar num serviço de partilha de vídeos, mas num site de encontros.

O YouTube foi originalmente pensado para ser um site de encontros, onde solteiros pudessem partilhar vídeos deles mesmos a falar sobre si e sobre o que procuravam num parceiro, revelou o co-fundador Steve Chen, durante o SXSW. “Sempre soubemos que teria a ver com vídeo, mas qual seria a aplicação prática?”, disse. “Pensámos que encontros seria a opção lógica.”

Nascido a 14 de Fevereiro de 2005, o Dia dos Namorados, o YouTube não teve qualquer vídeo durante os cinco dias seguintes, pelo que Chen e os seus colegas fundadores decidiram abrir o site a todo o género de conteúdo. “Apenas três gajos no Dia dos Namorados que não não tinham nada para fazer”, acrescentou.

Hoje o YouTube atrai triliões de visualizações todos os meses e tem mais de um mil milhões de utilizadores por mês. O site foi comprado pela Google em 2006, por 1,65 mil milhões de dólares.