Por Estas Bandas é uma festa de música, conferências e mais em Cem Soldos


O Por Estas Bandas é o festival de Cem Soldos dedicado à promoção e valorização da produção musical independente. Surge na continuidade do trabalho desenvolvido pelo Bons Sons e da necessidade de espaços de divulgação da produção musical da região, mediante a criação de espaços de partilha e debate entre artistas e os seus públicos. Nos dias 9 e 10 Abril, o Por Estas Bandas chega à sua 5.ª edição, renovando os seus objectivos, tomando uma nova escala, bem à altura da ambição local que estamos habituados nesta Aldeia Cultura.

O cartaz musical do Por Estas Bandas é estruturado pela dinâmica de dois pólos regionais. A região Médio Tejo é representada pelos Blues e Rock’n Roll regados a whisky dos Dog’s Bollocks, o rock alternativo melancólico dos The Real Beavers, e pelo pós-rock dos Lodo, que actuam no Palco Tejo. A região de Barcelos faz-se representar pelo punk energético dos Ratere, a pop solar de Duquesa, e pelas escolhas no DJ Set da noite de sábado (Lovers & Lollypops Sound System). 

Confirmados os organizadores de alguns dos melhores festivais portugueses

Para além dos concertos, o evento alinha uma programação paralela de grande pertinência principalmente para os artistas e músicos da região. 

O Por Estas Bandas convocou músicos, entidades instituições, organizadores dos principais festivais de música, produtores e agentes da comunicação social para integrar os painéis de três conferências para discutir diferentes temas relacionados com a produção de música, proporcionando o contacto privilegiado entre músicos e agentes ligados à produção musical nacional.

O primeiro painel das conferências Por Estas Bandas reúne Hélio Morais (Linda Martini), Tiago Nalha  (Festival Indie Music Fest) e João Pedro Viana (Festival NOS Alive) para discutir “Comunicação e Imagem” de projectos artísticos. Vai decorrer no Auditório de Cem Soldos (dia 10 de Abril, 15h), na uma sessão moderada pela Rita Morgado (BONS SONS).

No mesmo dia, pelas 17 horas, são debatidas estratégias para gerir a evolução de projectos musicais, com base na experiência de Nuno Calado (Rádio Antena 3), Afonso Simões (Filho Único), Luís Varatojo (A Naifa), e Pedro Valente (Azáfama) num debate moderado por Jorge Guerra e Paz (Fnac).

A relação entre o território e os eventos culturais é discutido no dia seguinte na conferência intitulada “Território e Festivais”, moderada por Rui Miguel Abreu (Revista Blitz) e assente participação de João Carvalho (Ritmos; Paredes de Coura), Hugo Ferreira (Omnichord), Márcio Laranjeira (Festival Milhões e Festa, Lovers & Lollypops) e Luís Ferreira (Bons Sons).

porestasbandas_02

O Por Estas Bandas conta também com os showcases dos projectos projecto A Máquina, que combina a guitarra eléctrica com poesia e vídeo, e da banda cem soldense Just Under, que celebra 10 anos de existência, mantendo em exibição a exposição “É Pá Depende do Ponto de Vista” no Centro de Exposições de Cem Soldos durante todo o fim-de-semana. A programação inclui ainda a organização de dois workshops direccionados para pessoas com experiência musical, abordando os temas da criação musical – Workshop “Haus: Mais que uma banda”, dirigido por Paus –  e do papel da guitarra clássica na canção – Workshop “A Guitarra na Canção”, dirigido por Luis Martins (Deolinda).

Nos próximos dias 9 e 10 de Abril, o Por Estas Bandas reafirma o seu compromisso com a promoção e valorização da música portuguesa. A diversificação da programação desta quinta edição enriquecer intercâmbio musical e dotar os agentes musicais com melhores ferramentas e contactos para tornar a produção musical Por Estas Bandas cada vez mais robusta e competitiva.