Porque está esta mulher a posar nua no meio de Nova Iorque?


Erica Simone, uma fotógrafa franco-americana, pegou no seu tripé e fotografou-se nas ruas de Nova Iorque sem roupa, sem pudor ou preconceito, tudo para responder a uma pergunta: “porque é que precisamos de roupa?”. Colocando de parte que ainda é inverno e as roupas são, de facto, um bem essencial ao nosso bem estar, hoje, neste século as roupas são a identidade de alguns e a imposição na sociedade de outros.

Recentemente, a artista colocou-se em frente à câmara no projecto intitulado Nue York: Self-Portraits of a Bare Urban Citizen, uma experiência que segundo as palavras de Erica Simone “nasceu de algumas questões iniciais sobre a indumentária, a importância da moda na sociedade moderna”, acrescentando que a moda tem um papel imponente, principalmente nas ruas de Nova Iorque, o pano de fundo do seu trabalho.

As fotos representam algumas das tarefas diárias de Simone, uma ida à tabacaria para comprar cigarros, ir às compras, apanhar um táxi ou o metro, fazer uma chamada num café ou mesmo tirar uma selfie em plena Times Square. Tudo muito normal à excepção de que a fotógrafa aparece nua, o que não parece afectar quem está à sua volta. Assim, o projecto floriu e “com um tripé e uma boa dose de adrenalina, passeei e senti as ruas inquietas de Nova Iorque nua” e o objectivo não é exibir-se mas sim “explorar aspectos interessantes da nossa sociedade”.

“E se tudo o que tivéssemos fosse apenas o nosso estado natural para expressar quem somos? Será que ultrapassaríamos a nossa falta de auto-confiança e nos sentiríamos confortáveis na nossa própria pele?” São algumas das várias questões que Erica Simone nos impõe.

Sob a hashtag #thepowerofnaked e um livro que será publicado ainda esta Primavera, Erica Simone cumprimenta o mundo com a pele que veste e uma câmara na mão.

ericasimonenueyork_02

ericasimonenueyork_03

ericasimonenueyork_04

ericasimonenueyork_05

ericasimonenueyork_06

ericasimonenueyork_07

ericasimonenueyork_08

ericasimonenueyork_09

ericasimonenueyork_10