Portugal é campeão mundial de breakdance


Foto: InYourFace

São Max Oliveira, Mix, Lagaet, Deeeogo, Bruce, Makumba, Robert e XXL e são a Momentum Crew, um grupo de bboys do Porto e os actuais campeões mundiais de breakdance.

Ficaram em primeiro lugar no Marseille Battle Pro, um concurso que reuniu os melhores do mundo em Marselha na semana passada, e para o qual se apuraram no mês passado no European Battle Pro, na Alemanha.

Vídeo da final contra a equipa francesa.

No mundial, os portugueses tiveram de bater a equipa de Taiwan nos quartos de final, a equipa japonesa na meia final e bateram a equipa francesa, a jogar em casa, na final.

O grupo nasceu em 2003 mas ficou conhecido em Portugal em 2011 com a sua participação no Portugal tem Talento. O programa de televisão catapultou-os para o espaço mediático, ficaram em segundo lugar, mas esse foi apenas um dos lugares no pódio que foram alcançando ao longo dos anos, em competições por todo o mundo.

Vídeo da meia-final contra a equipa japonesa.

“A melhor forma de explicar a alguém como somos vistos lá fora é dizer que se forem a qualquer país do mundo, encontrarem um b-boy na rua e lhe perguntarem pelos Momentum Crew, ele conhece o nosso trabalho. No meio, toda a gente sabe quem nós somos, nem que seja no Cazaquistão”, explicou ao P24 Max Oliveira, um dos fundadores do grupo.

That’s how family and friends Welcomed MOMENTUM CREW. Thanks Obrigado à Familia e amigos que nos apoiam. ???

Uma foto publicada por Max Oliveira (@maxmomentum) a

Os 8 elementos do grupo têm entre os 19 e os 32 anos, são todos do Porto e, apesar de se misturarem culturas e nacionalidades diferentes, trabalham todos na área da dança e treinam todos os dias, 3 a 6 horas por dia. Viajam praticamente todos os fins-de-semana para participar em concursos no estrangeiro.

Apesar de desenvolverem grande parte do trabalho que fazem em Portugal, é lá fora que obtêm grande parte do reconhecimento. Com um currículo de várias páginas, batalharam para chegar ao topo do b-boying mundial. Chegaram mas não chegaram ao limite. Nas próximas semanas seguem-se competições em Londres, Montreal, Paris, Liège, Moscovo e Tomsk.

Vídeo dos quartos-de-final contra a equipa de Taiwan.