Reabriu o McDonald’s mais lucrativo do mundo (e provavelmente também o mais estiloso)


O McDonald’s dos Campos Elísios, em Paris, esteve encerrado para obras durante o último meio ano (desde 2014) e reabriu recentemente. É o McDonald’s mais lucrativo do mundo – serve cerca de 5 mil pessoas por dia e rende 13,5 milhões de euros por ano. Mas é também o mais estiloso.

A decoração do interior é da autoria do designer industrial francês Patrick Norguet, que é conhecido pelas suas colaborações com marcas de moda como a Dior e a Louis Vuitton, e também pela “cadeira arco-íris”, que faz parte da colecção actual do The Museum of Modern Art, em Nova Iorque.

mcdonaldscamposelisios_02

mcdonaldscamposelisios_03

mcdonaldscamposelisios_04

mcdonaldscamposelisios_05

mcdonaldscamposelisios_06

mcdonaldscamposelisios_07

mcdonaldscamposelisios_08

mcdonaldscamposelisios_09

mcdonaldscamposelisios_10

mcdonaldscamposelisios_11

mcdonaldscamposelisios_12

mcdonaldscamposelisios_13

mcdonaldscamposelisios_14

mcdonaldscamposelisios_15

Graças a Norguet, o McDonald’s dos Campos Elísios não é, nem de perto nem de longe, um qualquer restaurante da cadeira norte-americana. É um espaço luminoso e colorido, sem os habituais tons verdo-ascastanhados das lojas e sem a letra “M” por qualquer lado. Uma das novidades no renovado McDonald’s é um gigante painel que mostra imagens 180º da célebre avenida parisiense.

Para o designer francês, transformar o McDonald’s foi uma oportunidade para fazer a sua estética chegar a novas audiências. “A configuração do restaurante é baseada no contraste entre luz e materiais”, escreveu no seu website. “Materiais simples e apropriados como concreto, chapa de metal e rede metálica contrastam com um espectacular conjunto de caixas de luz, uma instalação permanente que dá estrutura aos volumes.” Norguet acrescentou que o espaço é acolhedor e funcional, e simultaneamente agradável e bonito.

O McDonald’s dos Campos Elísios tem 180 funcionários na época baixa e 230 no Verão, para servir mais de 450 pessoas em simultâneo. Números grandes.

mcdonaldscamposelisios_16

mcdonaldscamposelisios_17