Sofia Ribeiro: uma artista lusa que se faz ouvir nos EUA


Natural do Porto e formada na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) em canto Jazz, Sofia Ribeiro é, sem dúvida, umas das maiores promessas portuguesas do género.

Já gravou 8 álbuns, mas Mar Sonoro é o segundo de originais. Cantado na língua mãe, foi apresentado a 3 de Março, no Club Bonafide em Nova Iorque e conta com o apoio da Arte Institute.

A sua voz, dotada de uma técnica muito refinada, chegou-nos aos ouvidos, quando Marcelo Woloski (percussionista dos Snarky Puppy), partilhou um dos novos vídeos, “Bom dia”, através do Facebook. Conta com Marcelo na percussão, Juan Andrés Ospina no piano e Pedro Klampanis no contrabaixo. O videoclip foi filmado por Andy LaViolette, realizador que entrevistámos no passado mês de Dezembro, e que é também o realizador dos Snarky Puppy.

Todo o seu tempo a viajar permitiu-lhe absorver um enorme conhecimento da música que se faz pelo mundo, e demonstra-o nos temas que já nos apresentou. A sua maior qualidade passa por conseguir envolver, de forma tão terna, as diferentes nacionalidades de músicos participantes, sendo que na música “Vai ficar tudo bem“, partilha o palco com a paquistanesa Arooj Aftab.

Já podes ouvir Mar Sonoro de Sofia Ribeiro no Spotify e no iTunes.