Software de animação usado pelo Studio Ghibli vai ser gratuito


Para além de muita imaginação e criatividade, os principais filmes do Studio Ghibli têm em comum o uso da aplicação Toonz na sua criação. Em breve, esta ferramenta de animação vai passar a ser open-source e gratuita para quem a quiser descarregar. A nova versão vai chamar-se OpenToonz.

Com esta medida, a Digital Video pretende tornar a sua aplicação no padrão para a criação de animação 2D. Alguns dos recursos desenvolvidos especificamente para o estúdio fundado por Hayao Miyazaki também vão estar à disposição dos futuros utilizadores. Dado a natureza de open-source, a comunidade de criativos e desenvolvedores deve também vir a contribuir com recursos da sua autoria.

A introdução da versão gratuita será acompanhada por uma versão premium. Esta última, vai ser direcionada para grandes estúdios interessados em investir em ferramentas especificamente adaptadas aos seus objetivos criativos. Porém, o modelo gratuito será mais do que suficiente para produzir animação em duas dimensões sem que isso signifique qualquer investimento por parte dos criativos. Por outras palavras, uma ferramenta que até aqui estava acessível somente a grandes estúdios vai ficar ao acesso do mais amador dos animadores.

A partir de 26 de Março podes descarregar a aplicação aqui.