‘Straight Outta Compton’ teve um trailer diferente para cada raça no Facebook


Em parceria com o Facebook, a Universal Pictures criou dois trailers distintos para Straight Outta Compton, o filme biográfico do grupo de hip hop N.W.A. Uma versão “branca” e uma versão “preta”, cada uma delas focada em partes distintas da carreira do colectivo.

Doug Neil, vice-presidente de marketing digital da Universal, e Jim Underswood, responsável global da divisão de entretenimento do Facebook, revelaram a campanha num painel no SXSW, esta quinta-feira, como conta o Business Insider. Na prática, foram criados dois trailers para Straight Outta Compton, segmentados usando a plataforma do Facebook para audiências distintas.

O trailer que a audiência “branca” viu foca-se unicamente Ice Cube e Dr. Dre, uma vez que, segundo a Universal, essa demografia está mais familiarizada com esses dois nomes (um como actor e o outro como fundador da Beats, empresa comprada em 2014 pela Apple). Na verdade, o trailer “branco” não menciona sequer os N.W.A, vendendo o filme como um documentário sobre a ascensão de Ice Cube e Dr. Dre, conforme explica o site Consequence of Sound. Podes ver o trailer “branco” aqui:

Já o trailer dirigido à audiência negra abre com a sigla “N.W.A” e inclui todos os membros do grupo. A Universal assumiu que a maioria dos afro-americanos estão familiarizados com N.W.A:

Neil considerou a campanha de marketing “um sucesso autêntico”. Já nós deixamos esta interrogação no ar: a igualdade é nesta direcção?