Também podes acelerar o teu site/blogue WordPress no Facebook


O Facebook vai disponibilizar, dia 12 de Abril, a todas as publicações o seu Instant Articles, uma tecnologia que faz com que os artigos carreguem bem mais rápido nos dispositivos portáteis das pessoas. Todas as publicações que usem WordPress podem preparar-se para a chegada do Instant Articles com um novo plug-in que trata de todo o processo de adaptação.

O plug-in, intitulado Instant Articles for WP, está disponível gratuitamente no GitHub e chegará brevemente ao directório de plug-ins do WordPress. Pode ser instalado já em qualquer site/blogue WordPress, mas os Instant Articles só ficaram activos a partir de dia 12.

wpinstantarticlesplugin_02

O plug-in foi desenvolvido pela Automattic, a empresa dona do WordPress, em parceria com o Facebook. Quem use um template básico de WordPress só precisa de instalar o plug-in que o site/blogue ficará de imediato pronto para os Instant Articles. Mas se o teu template for mais “rebuscado” talvez tenhas de fazer alterações ao plug-in para suportar as funcionalidades extra.

“O plug-in é open source e incentivamos a comunidade a participar no seu desenvolvimento para ajudar as publicações de todos os tipos a tirar o máximo proveito da experiência rápida e nativa dos Instant Articles”, diz um porta-voz do Facebook. “Vamos continuar a melhorar este plug-in nas próximas semanas e queremos colaborar com a comunidade WordPress para melhorar a experiência.”

Sabe mais sobre este plug-in aqui.