As tuas conversas no WhatsApp são agora 100% encriptadas. O que é que isto quer dizer?


O FBI conseguiu passar por cima da resistência da Apple e desbloquear o aclamado iPhone do suposto terrorista: este foi um episódio que teve impacto nos quatro cantos do mundo e que levantou questões sérias sobre a nossa privacidade online. Para o WhatsApp, foi uma razão mais do que suficiente para reforçar ainda mais a privacidade dos seus utilizadores.

Quem actualizou recentemente o WhatsApp no telemóvel, já se deparou com um avisou nas primeiras conversas que abre. “As mensagens que envias neste chat e as chamadas estão agora seguras com encriptação de ponta-a-ponta”, lê-se na notificação. Quer isto dizer que, a partir desse momento, todas as tuas conversas com os teus amigos são 100% privadas, o WhatsApp/Facebook não tem acesso a elas.

whatsappencriptacao_02

Isto é algo mau? Não, de todo. A encriptação é um sistema que protege as mensagens enviadas e recebidas de possíveis hackers, e é um serviço recomendado por “figuras” da segurança online como Edward Snowden. As mensagens passam a estar apenas acessíveis a quem envia e quem as recebe.

“Alguns dos teus momentos mais pessoais são partilhados via WhatsApp, e é por isso que nós implementámos a encriptação de ponta-a-ponta na última versão da aplicação. Quando encriptadas, as tuas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos e chamadas estão seguras e não cairão em mãos erradas”, disse o WhatsApp em comunicado.

Esta não é uma novidade em serviços de troca de mensagens e surpreende até pelo facto de ter chegado tão tarde ao WhatsApp. Para quem está sempre receoso de que os conteúdos partilhados podem ir ter a qualquer lado, tem uma boa razão para começar a usar a app para comunicar com os amigos e a família.