Como uma revista online portuguesa montou uma exposição com 20 artistas contemporâneos


A Aujourd’hui nasceu com um conjunto de boas intenções. A revista online baseada em Lisboa, de nome francês e redigida em inglês, queria fazer import-export de arte contemporânea de referência, com um foco em trabalhos emergentes, dignos de colocar num diálogo artístico. E agora conseguiu levar o seu olhar editorial e curatorial da internet para a galeria.

Afinal, a Aujourd’hui é uma plataforma que nasce com atualizações diárias sobre exposições, entrevistas a figuras relevantes do art-world e reportagens fotográficas ao estúdio de diversos artistas. Como se deu a transição dos ecrãs de computador para as white walls de uma galeria?

Na prática, com a mesma fórmula que a Aujourd’hui funciona. Um grupo de amigos com um interesse em arte contemporânea e um conjunto de competências completamente diferentes. Para celebrarem um ano de produção de conteúdo, quiseram dar um salto importante e levar a política de partilha e apreciação para um espaço físico que todos pudessem visitar.

Foi com os contactos de um ano de actividade – artistas, galeristas e curadores – que a equipa da Aujourd’hui conseguiu reunir um grupo de 20 artistas nacionais e internacionais. A exposição teve o apoio das Galerias Municipais da Camâra Municipal de Lisboa e conta com o seguinte line-up: Ana Manso, Andrew Birk, Antoine Donzeaud, Asger Dybvad Larsen, Béla Pablo Janssen, Benoit Platéus, Ittah Yoda, João Paulo Serafim, Manor Grunewald, Manuel Forte, Michele Gabriele, Miguel Januário, Mikkel Carl, Nuno Patricio, Olivier Kosta-Théfaine, Pedro Barateiro, Pedro Matos, Ricardo Passaporte, Samuel François e Sasha Kurmaz.

Com o título “Aujourd’hui Je Dis Oui” (qualquer coisa como “Hoje Dizemos Sim”), a exposição colectiva abriu no dia 15 de Abril e vai estar na Galeria da Boavista até ao dia 14 de Maio. A Aujourd’hui garante que esta é uma forma fluída e fluente de entrar num diálogo artístico contemporâneo – o propósito pela qual a Aujourd’hui foi criada.

aujourdhuijedisoui_08