Conan O’Brien foi até à Coreia do Norte filmar o seu talk show


Coreia do Norte, o país onde tudo, literalmente tudo, é controlado ao mais ínfimo pormenor pelo chefe supremo Kim Jong-Un. Aqui não há publicidade nas ruas e todos os turistas que visitam o país são permanentemente acompanhados por “guias”.

Foi aqui que Conan O’Brien, o comediante e apresentador norte-americano, fez um dos seus mais recentes talk shows, de forma inacreditável e corajosa, um vez que é quase impossível para um americano conseguir uma autorização para visitar o país.

Tudo começou com uma visita ao país vizinho, a Coreia do Sul, onde Conan aproveitou para descobrir um pouco da cultura sul coreana e participar num videoclip de uma banda K-Pop, com a estrela da série Walking Dead Steven Yeun.

Ambos viajaram ainda até uma zona fronteiriça conhecida como área de segurança conjunta (ASC), e foi aqui que fizeram a entrada em território norte-coreano.

Na estadia, que não demorou mais de 5 minutos, e que esteve sempre a ser monitorizada por oficiais norte-coreanos, Conan entrevistou Steven Yeun, mostrou um pequeno clip da nova temporada de Walking Dead, fez uma rubrica meteorológica e aproveitou para fazer algumas piadas sobre os soldados em seu redor.

Mesmo num país sobre um ditadura extrema, Conan continuou igual a si próprio, irreverente e mordaz, e até agora ainda não há qualquer notícia de qualquer reacção do governo norte-coreano.

No entanto a estação TBS deixa-nos com uma montagem onde o líder supremo parece ter gostado da visita de Conan, e deste primeiro talk show na Coreia do Norte.

Texto de: Rui Antunes
Editado por: Rita Pinto