De La Soul antes de Kendrick Lamar no SBSR 2016


Os norte-americanos De La Soul vão subir ao Palco Super Bock no dia 16 de Julho, completando, assim, a programação do palco principal do SBSR. O trio junta-se aos já anunciados Orelha Negra e Kendrick Lamar, num dia especialmente forte.

Os De La Soul são considerados um dos colectivos mais reconhecidos e icónicos do mundo da música, formados em 1987 por Kelvin Mercer (Posdnuos, Mercenary, Plug Wonder Why, Plug One), David Jude Jolicoeur (Trugoy the Dove, Dave, Plug Two) e Vincent Mason (P.A. Pasemaster Mase, Maseo, Plug Three).

Inovadores, sempre na margem alternativa do género, fundiram o hip hop com o jazz e o funk, e o seu lado criativo revelou-se pela genialidade no uso de samples. Durante 20 anos, editaram 8 álbuns. O de estreia, 3 Feet High and Rising (1989), foi considerado uma obra-prima e eleito álbum do ano pela revista NME. De La Soul is Dead (1991), Buhloone Mindstate (1993) e Stakes is High (1996) completam a fase clássica do grupo. Em 2008, foram homenageados na quinta edição do VH1 Hip Hop Honors.

Têm ainda no seu currículo a colaboração com os Gorillaz na música “Feel Good Inc”, uma das mais reconhecidas e apreciadas de sempre, bem como digressões conjuntas com nomes como A Tribe Called Quest, Nas, The Pharcyde, entre outros.

2016 marca o seu regresso: 12 anos depois do último disco, The Grind Date, os De La Soul voltam este ano com o novo And the Anonymous Nobody, repleto de parceiros de luxo (Damon Albarn, David Byrne, Snoop Dogg e Usher são alguns dos participantes no estrondoso regresso do trio norte-americano). O álbum foi anunciado para o próximo dia 29 de Abril.

O Super Bock Super Rock será o palco do regresso a Portugal dos De La Soul. Em 2003, o grupo protagonizou uma histórica noite nos Coliseus dos Recreios, ao lado de grandes nomes do chamado “hip hop tuga”, como Sam The Kid, Micro, Mundo Complexo e Dealema.