‘Dirty Little Secrets’: um documentário sobre o Panama Papers


À semelhança do Mic, de que temos vindo a falar várias vezes, o Fusion é também um media para a nova geração (a dita geração millennial), atento à actualidade. Fala de questões políticas e sociais, da cultura pop, das problemáticas das drogas e sexo, do futuro…

O Fusion é um dos membros do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que tem vindo a analisar e divulgar os 2,6 terabytes de informação, parte do acervo da Mossack Fonseca, a empresa que esconde uma complexa rede de empresas offshore que se ocupam de esconder as fortunas de personalidades do universo artístico, empresarial, desportivo, político e por aí fora.

“É a Wikileaks do mundo financeiro: perto de 12 milhões de documentos descobertos de uma empresa do Panamá mostram como empresas de fachada usam offshores para manter biliões de dólares de fora da nossa economia global – algumas delas geridas por traficantes de drogas, traficantes de armas e políticos”, escreve o Fusion. “Neste documentário de 1 hora, a série de investigação do Fusion, The Naked Truth, entra num submundo secreto de dinheiro e poder que afecta nossas vidas de maneiras que só agora estamos a começar a ver.”