Em breve, vais poder usar o telemóvel para pagar os transportes em Lisboa


A app Viva deverá ser lançada ainda este ano e servirá como um “cartão virtual”, para substituir os bilhetes físicos (Viva Viagem) nos transportes de Lisboa. Para validar o título de transporte, bastará aproximar o telemóvel ou relógio do dispositivo de validação em autocarros, metro ou outro meio.

A aplicação – em fase piloto – está desenvolvida pelas empresas Otlis e vai permitir ainda a compra e carregamento de títulos de transportes, bem como a consulta de saldos e movimentos a partir do telemóvel. O novo sistema estará disponível em todos os meios de transporte onde o actual sistema Viva funciona, não só na cidade de Lisboa, como também na região Oeste e Vale do Tejo e em Coimbra. Poderá vir a ser alargado a a outras cidades, mesmo que fora do sistema Viva, como é o caso do Porto – que tem o Andante.

Actualmente, para andar nos transportes de Lisboa, é preciso um título de transporte físico, conhecido como Viva Viagem. Esse título pode ser um cartão carregado com viagens simples ou pacotes de viagens, ou um passe validado mensalmente, que permite uma maior mobilidade na cidade, em vários meios de transporte.