Esta foto mostra Lua e Mercúrio no céu de Lisboa e encantou a NASA


Todos os dias, a NASA realça uma fotografia alusiva ao espaço no seu site Astronomy Picture of the Day. Na sexta-feira, 15 de Abril, o destaque da agência espacial norte-americana foi para uma imagem da Lua e de Mercúrio no céu de Lisboa, captada pelo português Miguel Claro.

Na foto de Miguel Claro, vê-se alua crescente no ponto mais próximo da Terra, alinhada a 6º de distância de Mercúrio – tudo sobre a Ponte 25 de Abril, conforme conta a TVI24. A imagem foi captada a partir do Barreiro com uma teleobjectiva, a cerca de 8,5 quilómetros de distância de Almada, em linha recta.

“Permitiu registar num cenário idílico ao crepúsculo náutico, a magia dos dois astros bem visíveis acima do Cristo-Rei e da Ponte 25 de Abril e da capital lisboeta”, refere Miguel Claro. “É possível ver a Lua Crescente no Perigeu (ponto mais próximo da Terra) permitindo assim tornar visível um forte Earthshine, alinhado a 6º de distância do planeta Mercúrio, numa das raras aparições que faz ao longo do ano, por se encontrar muito próximo do Sol.”