Facebook usa inteligência artificial para ajudar invisuais a perceber fotos


Uma vez mais, o Facebook mostra que se preocupa com todos os seus utilizadores com o lançamento da funcionalidade Texto Automático Alternativo – Automatic Alternative Text. Este é um serviço que gera a descrição auditiva de fotografias disponíveis na rede social para quem utiliza leitores de ecrã, em dispositivos iOS, com base nos avanços obtidos pela tecnologia de reconhecimento de objectos.

A visão é para muita gente o sentido mais importante de todos. Infelizmente nem todos têm a oportunidade de ver o mundo dessa forma, sendo necessário encontrar uma forma expressiva e divertida de comunicar online para que não se crie nas pessoas uma sensação de isolamento e frustração, especialmente online.

Nesse sentido, e depois de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento, o Facebook acaba de lançar esta funcionalidade que garante um acesso igual a todos nas ligações entre as pessoas.

fbtextoautomaticoinvisuais_02

No mundo inteiro, há mais de 39 milhões de invisuais e outros 246 milhões de pessoas sofrem de problemas de visão graves. Sendo, cada vez mais, uma experiência visual, o Facebook pretende com este Texto Automático Alternativo ajudar todos a usufruírem da rede social por igual. Todos os dias, mais de dois mil milhões de fotografias são partilhadas no Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.