Há um truque para gravares vídeos no Snapchat sem mãos


É uma das principais características do Snapchat, mas é também das suas exigências mais chatas. Gravar vídeos para enviares aos teus amigos nesta rede social implica que haja sempre alguém a carregar continuamente no ecrã. Mas isso pode estar prestes a acabar… pelo menos para utilizadores de iPhone.

Infelizmente, este é um truque que não podes fazer se tiveres um smartphone Android, e isso deve-se ao facto de ser necessário utilizar uma opção do iOS chamada “Assistive Touch”. Resumidamente, o Assistive Touch é um botão que está constantemente no ecrã e é frequentemente utilizado por iusers quando um dos botões físicos fica sem funcionar.

Mas o Assistive Touch consegue fazer muito mais do que simplesmente bloquear o teu iPhone ou substituir o botão Home. A proeza foi descoberta por Sam Sheffer, antigo gestor de redes sociais do The Verge e actual gestor do Snapchat do Mashable, que partilhou o truque precisamente na conta do snap da Mashable.

snapchatsemmaos_02

Ora vê como podes gravar vídeos sem estar constantemente a pressionar o ecrã com o dedo:

  • Primeiro que tudo, activar o Assistive Touch. Vai a Settings > Geral > Accessibility > Assistive Touch. Deverá aparecer-te um ícone no ecrã, que nunca irá desaparecer a menos que tu desactives a funcionalidade.
  • Toca no Assistive Touch > Custom (o ícone com a estrela), e toca num qualquer botão “+” para acrescentar um novo gesto. Vai aparecer-te um ecrã em branco.

snapchatsemmaos_03

  • Esta parte é vital para que tudo funciona. Para criares o gesto, pressiona o ecrã do teu iPhone, sem mexer o dedo, o máximo de tempo possível. Parece um pouco contraditório, visto que te está a pedir para desenhares um gesto, mas a “magia” acontece mais tarde.
  • Com o “gesto” criado, salva-o (canto superior direito) com um nome à tua escolha e de seguida vai ao Snapchat para gravar um vídeo.
  • Carrega em Assistive Touch > Custom > gesto que “desenhaste” anteriormente. Deverá aparecer um novo botão preto no ecrã
  • Por fim, basta arrastares esse botão preto para o botão que supostamente deverias estar a pressionar para gravar o vídeo e… magia, o snap está a ser gravado sem qualquer dedo no ecrã.

Props, Sam!