‘John From’ vai ser exibido em Telheiras, com presença do realizador João Nicolau


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Desde 2007 que Telheiras, um dos mais recentes bairros lisboetas, acolhe um pequeno festival que tem como objectivo aproximar os residentes e mostrar os talentos locais. Um deles é o realizador João Nicolau, cujo mais recente filme – John From – vai ser exibido em Telheiras na noite de 4 de Maio.

John From é a segunda longa-metragem de João Nicolau, depois de A Espada e a Rosa (2010). Teve estreia mundial no Brasil, mais precisamente na Competição Novos Diretores da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no ano passado. Produzido pela O Som e a Fúria, o filme segue Rita (Júlia Palha), uma adolescente de 15 anos que guarda uma paixoneta por um novo vizinho. Tal amor conduzirá todo uma comunidade a um novo ecossistema, aludido-se a uma ilha do Pacífico Sul. Clara Riedenstein, Filipe Vargas, Leonor Silveira e Adriano Luz são outros nomes no elenco.

Numa nota explicativa, o realizador refere: “Nada é tão feroz como o coração de uma menina. Se há coisa mais pura e violenta eu não sei qual é. Assumidamente pudico e lúdico, este filme procura auscultar a lógica e as metamorfoses da paixão juvenil. Respeitando os seus códigos particulares, acompanhando-os, a exploração a que me propus quis-se sempre distante daquela que olha a atracção entre uma adolescente e alguém mais velho como uma disfunção psicológica ou um sintoma de doença social. Ao filme e à protagonista não restou por isso outro caminho senão o da constante transfiguração que nos aproxima daquilo que nessa paixão é mais verdadeiro: a beleza.”

johnfromtelheiras_02

João Nicolau nasceu em Lisboa; trabalha como realizador, montador, actor e músico. Realizou as longas-metragens A Espada e a Rosa (2010) e John From (2015) e as curtas Rapace (2006), Canção de Amor e Saúde (2009), O Dom das Lágrimas (2012) e Gambozinos (2013). Os seus filmes são regularmente exibidos nos mais prestigiados festivais de cinema, incluindo Cannes, Veneza, Locarn e São Paulo.

John From será mostrado no Lagar da Quinta de S. Vicente. A lotação é limitada – as reservas devem ser feitas para o e-mail festivaldetelheiras@gmail.com.

festivaldetelheiras_01

A exibição de John From vai ser apenas um dos pontos do extenso programa da 7ª edição do Festival de Telheiras, que decorrerá de 29 de Abril a 8 de Maio, e no qual se destacam também alguns concertos: a noite de 6 de Maio será dedicada a músicos residentes da freguesia como Katya Spencer e Neon Sun, e no sábado haverá jazz na relva, o rock dos Dona Elvira e ao trad folk dos Charanga. Existirão também uma mostra de start-ups, um passeio de bicicleta até Tróia e outras actividades. O programa completo pode ser consultado aqui.

O Festival de Telheiras é organizado pela Parceria Local de Telheiras, uma rede de grupos formais e informais com quase 30 membros e conta com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar e Câmara Municipal de Lisboa. Surgiu em 2007 e cresceu do empenho e dinamismo de dois jovens moradores que assumiram o compromisso de alavancar este movimento de aproximação de realidades, de pessoas e de serviços.  O Festival apresenta-se como uma forma de impulsionar a participação activa da comunidade, estimulando um sentimento de pertença e de identidade, refortalecendo os laços de vizinhança.

festivaldetelheiras_02

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!