Junta de Freguesia lisboeta lança site para receber propostas a qualquer hora


Se tiveres uma ideia brilhante para a freguesia da Estrela, em Lisboa, às 2 da manhã, não precisas de guardá-la num bloco de notas qualquer: basta ires ao Estrela Participa, o novo site da Junta de Freguesia da Estrela para receber sugestões de projectos.

O objetivo é que os cidadãos possam, depois de um pré-registo no site, apresentar a qualquer momento as suas ideias, que ficam a votação na mesma plataforma e que serão analisadas pela Junta assim que atinjam um determinado número de votos.

“Todas as propostas serão sujeitas a votação pela comunidade. Atingindo um determinado número de votos, a proposta entra numa fase de avaliação e orçamentação, sendo feito um estudo técnico e de enquadramento para a Junta poder executar o projecto”, explica a Junta de Freguesia da Estrela no seu site. Na prática, com a plataforma Estrela Participa, a freguesia da Estrela passa a ter um Orçamento Participativo 24/7.

estrelaparticipa_02

A freguesia lisboeta refere que o Estrela Participa coloca “ao dispor de todas as pessoas, em qualquer altura, a possibilidade de participar ativamente, de sugerir ideias para a mudança ou implementação do que é realmente importante nas suas vidas”. “Imagine que pode, a qualquer momento, sugerir os projetos que entende serem importantes para o seu bem-estar. Imagine que pode decidir onde se vão fazer os investimentos na sua freguesia. Imagine que a sua proposta pode ser feita a qualquer momento, exatamente quando tem a ideia, não tendo de esperar por uma qualquer altura do ano”, lê-se também no site da Junta.